Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:00

Bolsonaro corre risco de contrair Coronavírus após viajar com comitiva para os Estados Unidos

O chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Fábio Wajngarten, testou positivo para a doença e estava na comitiva na qual Bolsonaro estava.

 Com Informações: Metrópole

O presidente Jair Bolsonaro fez o teste para detectar se contraiu coronarívus. O resultado sairá nesta sexta (13). A decisão foi tomada após a confirmação de que o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom),  Fábio Wajngarten, testou positivo para a doença.

Wajngarten participou da comitiva que acompanhou Bolsonaro na viagem de quatro dias aos Estador Unidos. O chefe da Secom viajou no avião junto com o presidente, o filho Eduardo, e a primeira-dama, Michelle. Quatro ministros participaram da viagem (leia lista da comitiva no final da matéria).

Na terça-feira, 10, Bolsonaro afirmou nos Estados Unidos que a epidemia global de coronavírus não era tão preocupante e seria “muito mais uma fantasia” propagada pela mídia do mundo todo do que um risco. “Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, afirmou o presidente.

Há quatro dias, Wajngarten se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o vice-presidente americano,  Mike Pence, na Flórida, durante viagem de Bolsonaro. Em suas redes sociais, o chefe da Secom compartilhou uma foto ao lado dos dois líderes. Wajngarten passa bem, mas está trabalhando em sua casa, em São Paulo.

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), montou um gabinete de crise no Palácio do Planalto para tratar da questão. Heleno participou da viagem e acompanhou o presidente no voo e em seus compromissos. Os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também viajaram aos Estados Unidos e voltaram ao país nessa quarta-feira, 11.

Viagem cancelada

Bolsonaro adiou a viagem que faria nesta quinta-feira, 12, para Mossoró (RN), onde, às 15h, participaria de ato pelo programa Aqui é Brasil, que envolve investimentos em infraestrutura e na área social. Com Bolsonaro, iriam os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Sergio Moro (Justiça) e Teresa Cristina (Agricultura).

“Infelizmente, tivemos que adiar esse nosso encontro em função de razões de segurança sanitária. A decretação ontem pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de pandemia mundial de coronavírus nos obriga a ter uma maior segurança com a figura do presidente da República e das pessoas que estão no seu entorno”, disse Marinho.

Ratinho Júnior

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que estava na comitiva que viajou para Miami, disse a VEJA que ainda não recebeu nenhuma orientação do Palácio do Planalto. Ele afirmou que soube há pouco tempo da notícia e que vem tomando cuidados próprios em relação à doença, como usar álcool em gel e se manter afastado das pessoas. Ratinho declarou que irá se consultar com especialistas da área da saúde para saber quais procedimentos deve seguir e se terá de fazer um teste para o coronavírus. Ele garantiu que está bem de saúde e não apresenta nenhum sintoma da doença.

Outro pego de surpresa com a confirmação do caso de Wajngarten foi o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), que também estava na viagem. Ele e sua equipe também não apresentam de sintomas, mas pretendem realizar o teste assim que for possível.

O Itamaraty informou que não tem confirmação sobre o caso de Wajngarten e que as perguntas sobre o assunto devem ser dirigidas à Secom. O Ministério das Relações Exteriores não respondeu se o governo dos Estados Unidos foi informado sobre o tema.

 

Veja a lista completa de quem esteve na comitiva:

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro

Ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva

Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Costa

Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno

Governador do Paraná, Ratinho Júnior

Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Raul Botelho

Senador Jorginho Mello (PL/SC)

Senador Nelsinho Trad (PSD/MS)

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP)

Deputado Daniel Freitas (PSL/SC)

Embaixador Nestor Forster

Embaixador João Mendes

Assessor internacional, Filipe Martins

Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten

Presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães Neto

Presidente da Apex, Ricardo Segovia Barbosa

Chefe de Operações da Apex Brasil para a América do Norte, Juarez Leal

Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo

Secretária Especial do PPI, Martha Seillier

Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA, Jorge Seif

Bianca Viana

Mais de Brasil