Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:17

Períodos chuvosos contribui para o aumento da virose causada por moscas

As crianças são as mais vulneráveis devido à debilidade imunológica, sobretudo aquelas com alimentação deficitária de frutas e verduras.

 Com Informações: G1 Saúde

Com a chegada do período chuvoso, é comum o surgimento de viroses. Uma delas é a virose da mosca, que apresenta sintomas semelhantes a outras doenças e atinge especialmente crianças. Dores no corpo, vômito e diarreia são alguns dos sinais mais conhecidos.

A virose da mosca é sazonal, ou seja, aparece devido à mudança climática, como a chuva, por exemplo. O grande volume de água faz com que aumente também a quantidade de lixo e matéria orgânica no ambiente, substrato favorável para a reprodução do inseto.

Segundo os especialistas, as infecções gastrointestinais podem ser transmitidas por meio de água contaminada, alimentos manipulados por pessoas infectadas ou contato direto com o material fecal de uma pessoa doente. Elas podem ter origem bacteriana e viral.

Ao sentir alguns dos sintomas, o mais recomendado é buscar uma unidade básica de saúde ou de pronto-atendimento. Na UPA, o médico irá identificar o estado clínico do paciente e fazer o tratamento mais adequado.

Cuidados 

Algumas dicas são importantes para evitar a contaminação pelas moscas. Os especialistas são unânimes em afirmar que, como não é possível controlar as condições climáticas, o ideal é apostar no reforço da higiene, especialmente das mãos, adotando procedimento simples como lavar as mãos sempre que for comer e evitar comer em locais onde não se conhece a procedência dos alimentos servidos.

O neste período chuvoso, os médicos recomendam que os pais redobrem os cuidados com a casa, eliminando os focos de acúmulo de lixo, além de lavar bem os alimentos e as mãos antes e depois das refeições. Além disso, é importante procurar um médico para ter um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
 

Bianca Viana

Mais de Moda e beleza