Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:22

Campanha que combate o assédio entrará em vigor em Campo Maior durante o carnaval

A Campanha “Só se eu quiser... Não é Não”, visa informar a sociedade sobre a importância das mulheres serem respeitadas durante o Carnaval.

 Com Informações: Cidade Verde

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres- CEPM/PI, fará o Lançamento da Campanha de Carnaval: “Só se eu quiser... #nãoénão”, no dia (10) de fevereiro às 10 horas, na praça Rio Branco, no centro de Teresina.

A campanha é realizada em parceria com OAB/PI, COJUV, CEMDROGAS, Detran, SESAPI e Defensoria Pública. Em 2020, as ações de carnaval serão realizadas conjuntamente com os órgãos citados como uma forma de sensibilizar os cidadãos piauienses sobre as questões das mulheres que estão inseridas em diversas áreas de trabalho e vida social.

Durante este período, os crimes de violências sexuais, físicas ou psicológicas são intensificados e as mulheres relatam a violência, mas não fazem um registro oficial devido o acontecimento ser feito durante a festa de Carnaval. As ações acontecerão de forma educacional e preventiva na cidade de Teresina e municípios. Serão montados estantes com os serviços da CEPM, OAB/PI, COJUV, CEMDROGAS, DETRAN, SESAPI e Defensoria Pública.

Os bairros contemplados com ação voltada especificamente para as mulheres serão: Praça, Praça Rio Branco, Mercado Parque Piauí, Praça da Bandeira, Corso, Mercado do São Joaquim, Mercado da Piçarra e Terminal Rodoviário Lucídio Portela. Durante o carnaval os municípios que terão ações no combate ao assédio são Água Branca, São Raimundo Nonato, Oeiras, Campo Maior, Teresina, Picos, Bom Jesus, Floriano, Barras, Parnaíba, Piripiri, Amarante e José Freitas. 

Um dos grandes desafios da luta contra a violências às mulheres, não somente durante o carnaval, é estimular as mulheres a quebrarem os diversos geralmente não é imediato, requer a certeza que será assistida pelos órgãos públicos e familiares.

 A maioria das vítimas de violência, durante o período do carnaval, sente medo e vergonha de relatar assédios e abusos. O assédio é muito debatido há tempo, mas esse vai ser o primeiro Carnaval depois da alteração no Código Penal que criou um tipo específico de crime para determinadas condutas que eram comumente praticadas contra as mulheres.      

O Carnaval de 2020 será o primeiro com a vigência da Lei da Importunação Sexual (13.718/2018), em vigor desde setembro do ano passado, que tipificou o crime de assédio a pena de 1 a 5 anos de prisão ao agressor. Diante da realidade apresentada, fez-se necessária a criação de uma Campanha “Só se eu quiser ...Não é Não! ”, para que todos possam respeitar o corpo e os desejos das mulheres sem violentá-la verbalmente ou fisicamente.           

Assim, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres – CEPM, destina esta campanha a todas as mulheres nas diversas idades, gênero, classe e raça que estarão participando das prévias carnavalescas nos municípios do Estado e Capital do Piauí. 

Bianca Viana

Mais de Cidades