Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:21

Benefícios do pilates para quem pratica corrida

Estudo recente aponta que exercícios da modalidade aumentam a resistência muscular, o que ajuda a acelerar o ritmo.

 Informações: Revista Marie Claire

Pratica corrida e quer aumentar o desempenho na atividade? Pois saiba que o pilates pode ser a solução para isso. Uma experiência científica feita com corredores treinados mostrou que eles conseguiram atingir a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Mas será que o pilates realmente pode dar aquele UP no seu treino de corrida? Confira!

1. Pilates pode ser bem competitivo

Como qualquer pessoa pode praticar o pilates, pode ser um bom começo para treinar em grupo e sentir como funciona a competitividade. Muitos jovens que nunca praticaram acham chato, monótono. 
Segundo os ortopedistas, não há um limite de dias na semana para fazer pilates, mas para o iniciante na corrida, é mais indicado alternar dias de corrida com os dias de pilates. À medida que a preparação física aumenta, não há contraindicação para realizar as duas atividades no mesmo dia, caso seja da vontade da pessoa.

2. Pilates reforça a musculatura e alonga o corpo

Os principais objetivos do pilates são alongamento e reforço muscular, que são feitos concomitantemente. Enquanto na musculação, muitas vezes só se pratica os exercícios de reforço (aquela preguiça de alongar ou tempo escasso), no pilates é impossível fazer só um deles, pois o alongamento é parte integrante da atividade. Além disso, exercícios de reforço da musculatura central do corpo, também pode ser eficientemente feito no pilates, bem como treinamento de equilíbrio.

3. Pilates dá resistência física e mental

É um ótimo método para obtenção de fortalecimento do corpo, tanto físico, como mental, já que, para alcançar maior agilidade e saber controlar o ritmo durante a corrida, a pessoa precisa ter domínio sobre o corpo e equilíbrio mental para conquistar os objetivos.
Com uma boa resistência, a pessoa consegue fazer corridas mais longas sem sentir fadiga excessiva. Como a corrida exige do atleta uma estabilidade física e mental, os exercícios do pilates são ideais, porque trabalham a coordenação e preparam a mente para uma sobrecarga emocional. Para trabalhar a mente, existem alguns exercícios do pilates que conseguem relaxar e dar estímulos sensoriais ao cérebro que ajudam na redução do estresse.
De modo geral, o fortalecimento muscular traz melhora rápida não só no desempenho durante as corridas, mas também nas atividades do dia a dia, como levantar-se de um sofá, entrar e sair do carro, abaixar, girar, pular e etc. 
 

Bianca Viana

Mais de Moda e beleza