Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:55

Notícia de cachorro que salvou bebê abandonado pelo mãe é falsa

O Em Foco encontrou o perfil e o site que divulgou a informação. Não procede.

 A história postada no facebook e compartilhada aos milhares, saiu em um único site e teria acontecido em Baurú-SP. O caso de lá foi outro

Desde ontem, sexta-feira, dia (30/10) que duas fotos de um cachorro carregando um criança na boca tem bombado no facebook. Segundo a mensagem, o cachorro teria encontrado o bebê abandonado pela mãe e levado até uma casa. "A mãe jogou o bebê após o nascimento. E o cachorro imediatamente o pegou e o levou até a casa mais próxima. Levaram ao hospital e está passando bem. Quando o ser humano se afasta por completo de Deus e faz isto. O Senhor usa quem ele quer e quando quer. Até os animais para proteger os Inocentes. Glória a Deus eterno" diz a mensagem.

 

Por falar de Deus, de um possível milagre, 667.494 pessoal havia compartilhada a postagem e 347.932 curtidos até a noite deste sábado. E ainda 34 mil comentários. A publicação foi feita ontem, sexta-feira, as 17:13hs, por Fabio Allan, que aparece no perfil como sendo de Salvador e morador de Fortaleza-CE. Ele seria policial militar do Ceará. O Em Foco tentou contato com Fábio Allan, mas o mesmo não respondeu nossas mensagens. A publicação do perfil não diz onde teria acontecido o fato.

 

Encontramos as fotos, com notícias semelhante no site itaberabanoticias.com.br da cidade de Itaberada-BA. Falamos com o Diretor de Redação Fernando Santos. Segundo ele, o fato aconteceu em Bauru-SP e sua fonte foi a TV Tem, afiliada da Rede Globo. Da fato, em Bauru, um cachorro encontrou um feto dentro de uma sacola, mas já estava morto e o cachorro não saiu passeando com o mesmo. O episódio foi noticiado pelo G1 Bauru/Marília no dia 24 deste mês. O médico legista constatou que a criança teria entre 25 e 28 semanas, era do sexo masculino e que o estado de putrefação já era de entre 5 e 7 dias e o cachorro estava "mexendo" no feto dentro da sacola e não carregado como mostra as imagens. (VEJA AQUI).

 

Questionamos ao editor do site da Bahia sobre as fotos. De quem seria, já que na matéria do G1 elas não existem. Ele encerrou a conversa (posteriormente respondeu que a política da Globo não permite imagens fortes e que as fotos circularam pelas redes sociais). Alertameos que a notícia de Baurú é verídica, mas não tem ligação com as imagens, que segundo o site Boatos, são montagens.

 

O site Boatos, especialista em desmistificar montagem na internet, afirma que a imagem é uma montagem de fotoshop ou outro programa similar. Segundo site, analisando a imagem detalhadamente é possível perceber que a textura da imagem do cachorro e do bebê tem claridadeS diferentes. Não teriam sido fotografadas no mesmo ambiente.

 

Portanto, a história do cachorro que encontrou o bebê e o levou até a casa mais próxima, salvando sua vida é falsa.

 

Imagem publicada originalmente no perfil https://www.facebook.com/fabio.alan.31 é uma montagem

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Brasil