Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:06

6ª Circuito da Leitura leva alunos da rede municipal de Campo Maior ao mundo da poesias, contos e leitura

 

 

O prefeito Professor Ribinha, a secretária de Educação Conceição Lima, professores, pais, alunos e populares participaram na tarde e noite desta quinta-feira, 12.12, da  6ª Edição do Circuito de Leitura das escolas públicas da rede municipal de Campo Maior, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED. O objetivo é fortalecer a prática leitora e incentivar o hábito de ler.

O evento, que aconteceu no Complexo Valdir Fortes foi aberto às 17h,  terminou após as 19h, com a entrega de premiação aos alunos que tiveram seus trabalhos de leitura, poemas, poesias e desenhos classificados nesta Maratona. De acordo com o prefeito Professor Ribinha a leitura é o caminho para a ampliação do mundo à nossa volta.

 

 “Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com o seu meio estará”, explicou o prefeito.  A secretária de Educação Conceição Lima destacou que no mundo globalizado, há uma necessidade de que os indivíduos aprendam desde cedo a compreender amplamente o seu meio, e a leitura possibilita este entendimento”, enfatizou a secretária.

 

A abertura das atrações da 6ª Maratona foi feita pelos alunos do 3º ano da Escola Municipal Milton Soldani, com o encantamento de um clássico infantil: Alice no País das Maravilhas. Após a participação dos alunos, a contadora de história Marilene, apresentou às crianças o universo da narrativa, fazendo elas desenvolverem a imaginação nos relatos históricos infantis.

As escolas também criaram um espaço temático de leitura, proporcionando aos alunos, a realidade dos contos infantis dos livros. A Escola municipal Vida Verde mostrou o espaço temático Guarda-poemas na praça; a escola N.S.das Mercês montou uma tenda literária, a Milton Soldani uma casa literária.

 

A Escola Dr.Nonato Ibiapina Uma sorveteria Literária, a Escola N.S.de Fátima - Nas Ondas dos Poemas e Poesias, a Briolanja Oliveira Teatro e Paródia: Obra: Vidas Secas de Graciliano Ramos, a Escola Professora Mariema Paz – Um Chá Literário, a Mano Gayoso um Zoo Literário, A José Neves a – Saia Literária.

A equipe avaliadora da premiação aos alunos foi formada pela representante da 5ª GRE, Adriana Barbosa; representante de uma escola particular – Magna Rodrigues,  e a gerente do SENAC Alexandra. Os critérios foram: criatividade, inovação, metodologia na contação de histórias, capacidade de aprender a atenção dos ouvintes, recursos utilizados.

 

PREMIAÇÃO –

 

A aluna Lara Vitória Aparecida, da escola Linoca Gayoso, ganhou na categoria desenho, uma bicicleta, doação da Câmara Municipal, representada pelo presidente, o vereador Fernando Miranda.

 

Na Categoria poema, a aluna Roberta Vitória Sampaio, da Escola N.S.de Lourdes, ganhou a consulta de um óculo, de grau ou de sol, ofertada pela ótica Diniz, representada pela gerente Diogana.

A terceira categoria foi dissertação, tendo público participante alunos do 6º ao 9º. O primeiro colocado recebeu um notebook ofertado pela Prefeitura, representado pelo Prefeito Professor Ribinha. O professor recebeu um curso de aperfeiçoamento no SENAC. A aluna premiada foi Emilly Alves Façanha Morais, da Escola Milton Soldani.

Mais de Cidades