Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:21

Seis cidades da região de Campo Maior aparecem no ‘Mapa das Sentenças de Improbidade’

 Da redação, com informações do MPF. Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Como já divulgado aqui no Em Foco, o município de Cocal de Telha integra a lista dos dez municípios com as maiores corrupções, constatadas nas sentenças federais julgadas em, em processo ajuizados em anos anteriores, segundo dado do Ministério Público Federal. Ainda segundo o estudo, Cocal de Telha também faz parte da lista dos municípios cujo IDH está abaixo da linha da pobreza.

Além de Cocal, também entram no “Mapa das Sentenças de Improbidade” do MPF, mais cinco cidades da Região: Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antonio. Outras 40 municípios piauiense integram a lista (Lista no final a Matéria). O Mapa das Sentenças de Improbidade contempla as 66 decisões condenatórias proferidas pelas Varas da Justiça Federal no Piauí em 2018, tendo por base as ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) no Estado do Piauí (PI) em anos anteriores.

As sentenças em primeira instância, dividem-se em nove áreas temáticas: Educação, Saúde, Infraestrutura, Seguridade Social, Princípios da Administração Pública, Assistência Social, Habitação, Reforma Agrária, Turismo e outros categoria não definida: Educação: 31 sentenças e representa 46,97%; Saúde: 14 sentenças (21,21%); Infraestrutura: 6 sentenças (9,09%); Seguridade Social: 4 sentenças (6,06%); Assistência Social: 3 sentenças (4,55%); Outros: 3 sentenças (4,55%); Habitação: 2 sentenças (3,03%); Reforma Agrária: 2 sentenças (3,03%); e Turismo: 1 sentença (1,52%).

O Ministério Público Federal no Piauí (PI), lançou, nesta segunda-feira (09/12), o site Transparência Ativa, visando mais transparência aos processos, mas a página é confusa e não traz os processo julgados, com os anos e quem eram os gestores. Traz um link para a página da “Justiça Federal - 1a Região”, porém, ao chegar à pagina o usuário precisa ter o número do processo para acessar a decisão.

A divulgação da página integrou os eventos do Dia de Combate à Corrupção promovidos pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí. Dentro do conteúdo divulgado, ganhou destaque o Mapa das Sentenças de Improbidade Administrativa.

LISTA COMPLETA

Alto Longá

Amarante

Aroeiras do Itaim

Avelino Lopes

Barras

Beneditinos

Bonfim do Piauí

Buriti dos Lopes

Campo Largo do Piauí

Canto do Buriti

Cocal

Colônia do Piauí

Colônia do Gurguéia

Coronel José Dias

Curralinhos

Demerval Lobão

Fartura do Piauí

Gilbués

Guaribas

João Costa

Lagoa Alegre

Lagoa do Piauí

Luís Correia

Luzilândia

Madeiro

Matias Olímpio

Miguel Leão

Nossa Senhora dos Remédios

Novo Santo Antônio

Palmeira do Piauí

Palmeirais

Passagem Franca

Pedro II

Pedro Laurentino

Prata do Piauí

Santa Rosa do Piauí

São Lourenço do Piauí

São Miguel da Baixa Grande

São Raimundo Nonato

União

Uruçuí

Da Redação

Mais de Cidades