Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:49

Operação desarticula rede de tráfico de drogas e prende quatros pessoas em Campo Maior

 Fonte: G1 Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Quinze pessoas foram presas suspeitas fazer parte de uma rede para o tráfico de drogas nas cidades de Altos, Campo Maior e Teresina nesta quinta-feira (17). A rede era liderada por um homem que morava em Altos. Além do tráfico de drogas, a operação buscava combater os crimes de roubo e furto nas três cidades.

As investigações que culminaram nas prisões de hoje começaram há cerca de um ano na Delegacia de Altos. Um homem identificado como Francisco Fortes Delmiro Neto, conhecido como “Terceiro”, foi apontado pela Polícia Civil como suspeito de ser o líder da organização criminosa. Ele concentraria as drogas e passaria para outros traficantes menores em Altos e nas demais cidades.

“Ele tem as ramificações, pessoas que trabalham para o tráfico, que vendem para ele”, disse o delegado Tomaz de Aquino, da delegacia de Altos. Francisco Fortes responde a diversos processos por tráfico de drogas, além de um sobre latrocínio e foi condenado por tentativa de homicídio.

Os policiais cumpriram 15 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. Dez das prisões foram em Altos, quatro em Campo Maior e uma em Teresina. Grande quantidade de dinheiro e várias porções de droga foram apreendidas durante as prisões, e ainda serão contabilizadas pelos policiais.

O delegado Sebastião Alencar, gerente de policiamento metropolitano, explicou que a operação busca também reduzir os crimes contra o patrimônio, como roubo e furto. Segundo o delegado, os dois tipos de crimes estão associados, como causa e consequência.

“Todos os crimes são relativos a tráfico, dentro do Programa de Combate ao Roubo, no sentido de que o crime de tráfico de drogas é a mãe de todos os delitos. A partir do crime de entorpecente, surge o roubo, a receptação, e todos os crimes correlatos contra o patrimônio”, explicou o delegado Sebastião.

José Sérgio

Mais de Cidades