Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:01

V Sabor Maior é lançado no Palácio de Karnak em THE

O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro com atrações locais, regionais e locais e concurso entre os restaurantes e lanchonetes.

 

Foi realizado nesta segunda-feira (26/10) no Palácio de Karnak em Teresina (PI) o V Sabor Maior, Festival Gastronômico de Campo Maior. O evento já entrou para o calendário turístico estadual. A solenidade teve a presença do Governador Wellington Dias, do Prefeito Paulo Martins, do Deputado Estadual Aluísio Martins, do pré-candidato a prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, do presidente do Sebrae-PI, Carlos Augusto “Caú”, da vice-prefeita Silvia do Caú, de secretários estaduais e municipais, vereadores e outras lideranças comunitárias e políticas, além dos prefeitos de Nossa Senhora de Nazaré, Zé Henrique, de Boa Hora, Zé Resende e Boqueirão do Piauí, Solteiro Alves.

 

PRONUNCIAMENTOS

 

O Prefeito Paulo Martins destacou a organização que implementou no município desde que assumiu a prefeitura. “Encontramos muitas dividas, salários atrasados, servidor desmotivado, e a prefeitura de portas fechadas sem funcionar. Organizamos a máquina administrativa, colocamos tudo em dia. Estamos pagando dividas do passado e honrando as despesas do presente. Formalizamos o numero recorde de empresas e hoje temos a condição de realizar uma evento desta magnitude para proporcionar ainda mais geração de emprego e renda e lazer para nosso povo”, ressaltou o gestor.

 

O Governador Wellington Dias frisou a importância do município para o Estado e dos segmentos que envolve a realização do Sabor Maior. “O Sabor Maior envolve o turismo, a cultura, a saborosa culinária e ainda por cima faz gerar muitos negócios dando oportunidade de emprego a várias pessoas e assim movimentando a economia”, sublinhou.

 

SOLENIDADE

 

A solenidade foi aberta pela orquestra sanfonica formada pelos alunos do Lar da Criança Dom Abel Alonso Nunes que é gerenciado pela Irmã Natividade. “Temos vários projetos musicais, mas esse da orquestra criamos recentemente e nosso objetivo é inserir 25 alunos”, disse a Natividade.

 

IMPORTÂNCIA O EVENTO

 

Com uma gastronomia bem particular, Campo Maior é reconhecida na região e praticamente em todo o País por ter uma vocação para a culinária a exemplo do preparo e consumo de pratos à base de carne de sol, capote e carneiro. Alem disso, o município possui um enorme potencial turístico histórico com a Batalha do Jenipapo, fazendas e casarões históricos, para o turismo religioso com a Catedral de Santo Antônio que é a segunda igreja mais antiga do Estado e pela tradição em torno do padroeiro, Santo Antônio, para turismo de lazer e ecoturismo com a serra de Santo Antônio e a linda paisagem do Açude Grande no centro da cidade, entre outros, sem falar no artesanato e os movimentos culturais locais.

 

Por estes motivos já citados, é que foi criado em 2009 o Sabor Maior, um evento que destaca a gastronomia, a cultura e o turismo campo-maiorense e movimenta a economia no município gerando emprego e renda.

 

O evento chega a sua quinta edição, mas mantendo o mesmo formato onde envolve concursos gastronômicos com pratos típicos da culinária campo-maiorense e participação de diversos restaurante e lanchonetes da cidade. A programação do festival conta com apresentações artísticas e culturais locais, regionais e nacionais.

 

Já estão confirmadas para esta edição que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro as seguintes atrações: Double Deck, Rafael Bandeira, Forrozeiro Waldonys, Cantora Katia, afilhada musical do Rei Roberto Carlos, Almir ex-Feveres e o cantor, compositor, cronista, e músico brasileiro de MPB, Zeca Baleiro além de atrações locais.

 

O festival é uma realização da Prefeitura de Campo Maior em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado.

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Cidades