Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:39

Corpo de professor da rede pública esfaqueado por aluno é velado no DF

 Fonte/ Foto: G1

O corpo do professor Bruno Pires de Oliveira, morto esfaqueado aos 41 anos por um aluno em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, foi enterrado neste sábado (31) no cemitério Campo da Esperança de Taguatinga.

O crime ocorreu por volta das 12h30 desta sexta (30), dentro do Colégio Estadual Machado de Assis, onde Bruno era coordenador pedagógico. Segundo a Polícia Civil de Goiás, o suspeito tem 18 anos e fugiu de moto após as agressões.

Oliveira chegou a ser socorrido e levado a uma unidade de saúde de Águas Lindas, de onde acabou sendo transferido para um hospital em Ceilândia. No entanto, eles não resistiu aos ferimentos. "O professor foi atingido por uma facada que perfurou o fígado", diz nota da polícia.

Durante o velório, a mãe de Bruno, a costureira Maria das Graça Teixeira, disse à reportagem que, antes de sair de casa, o filho mencionou o perigo que corria, mas demonstrou estar confiante sobre a própria segurança.

"Ele tomou café da manhã comigo – algo que não costumava fazer, sempre tomava na escola. E, na hora de ir embora, ele pediu benção e disse: 'querem me matar, mãe, mas eu não vou morrer hoje não, viu?'."

O irmão do professor, o comerciante Fábio Rodrigues Pires Neto, falou sobre a trajetória de Bruno na educação, que começou a ser construída recentemente. "Ele trabalhava comigo, já trabalhou em livraria, em mercado, mas o sonho dele sempre foi se formar e ser professor."

"Quando ele conseguiu, a vida dele foi ceifada. O Bruno era professor de geografia havia dois anos. Era muito palhaço, brincalhão", disse à reportagem.

"O Bruno era tudo pra gente. Nós estamos sem saber o que fazer."

A prisão preventiva do aluno foi expedida na manhã deste sábado, mas até a publicação desta reportagem, ele seguia foragido.

O delegado Cleber Martins, responsável pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Goiás, informou que a polícia fez visitas à casa do suspeito e a de outros parantes, mas ninguém forneceu informações sobre o paradeiro dele.

O crime é investigado como "homicídio qualificado por motivo fútil" e o suspeito, caso seja condenado, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão, de acordo com artigo 121 do Código Penal.

Para 'tirar satisfação'
O assassinato de Bruno Pires de Oliveira teria sido motivado, segundo o delegado Cleber Martins, por uma espécie de revanche. De acordo com ele, o aluno não ficou satisfeito ao ser cortado de um projeto esportivo da escola e "resolveu tirar satisfação com o coordenador".

Em depoimento, funcionários disseram que a decisão de afastar o estudante da atividade era "consequência do baixo rendimento escolar" do garoto, que cursava o 9º ano do ensino fundamental.

Após o crime, as aulas foram suspensas no Colégio Estadual Machado de Assis. Na fachada da unidade foram colocados cartazes com o aviso de luto e uma faixa preta.

O subsecretário de Educação de Goiás, Ademar Lopes Viveiros, informou que, na semana que vem, uma equipe de psicólogos "prestará apoio" à comunidade escolar, oferecendo atendimentos a alunos, pais e professores.

Redação em Foco

Mais de Brasil