No Piauí, órgãos públicos voltam com 30% dos servidores e horário limitado

As repartições devem contar com 30% dos servidores trabalhando presencialmente das 7h30 às 13h30.

 Com Informações: Meio Norte

O atendimento presencial ao público será retomado nos órgãos estaduais nesta segunda-feira (10). Contudo, é preciso ficar atento a algumas restrições no funcionamento. Devido a pandemia do coronavírus, os órgãos seguirão protocolos de segurança. Inicialmente, as repartições devem contar com 30% dos servidores trabalhando presencialmente das 7h30 às 13h30. O governo avalia que uma possibilidade de mudança no protocolo deverá ser avaliada e aplicada a partir do dia 31 de agosto. 

Com a mudança, os órgãos terão servidores em trabalho presencial, cumprindo escalas de revezamento combinado ao home-office e mantendo as pessoas do grupo de risco afastadas do ambiente de trabalho. As medidas estão regulamentadas na portaria conjunta nº002/2020.

Dentre as medidas previstas no protocolo higienicossanitário estão o uso obrigatório de máscara, controle de acesso às dependências dos órgãos, readequação do espaço físico para garantir o distanciamento mínimo de 2m. Há o reforço da rotina de limpeza, instalação de dispensadores de álcool 70% nos corredores e o aumento nos cuidados em relação às refeições e compartilhamento de objetos.

Serviços públicos municipais em Teresina voltam com atendimento presencial 

As atividades presenciais nos órgãos da Prefeitura de Teresina serão retomadas gradualmente a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, conforme o Decreto Municipal 19.922/2020. Para que o retorno seja seguro tanto para os servidores, quanto para a população que busca os serviços prestados por esses órgãos, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) elaborou um manual que reúne uma série de medidas de segurança a serem adotadas.

Nesta fase, os órgãos estão autorizados a funcionar com 50% do seu quadro de servidores e com carga horária de trabalho de 6 horas diárias (das 7h30 às 13h30). Todas as medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19 serão adotadas, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento físico de cerca de 2 metros, aferição de temperatura ao entrar nas dependências dos órgãos, além da disponibilização dos materiais para higienização das mãos, como água, sabão, álcool 70%.

Bianca Viana

Mais de Brasil