Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:16

Jatobá do Piauí fica acima da média estadual em qualidade na educação

Qualidade da educação municipal de Jatobá do Piauí ficou entre as vintes melhores do estado, com a mesma nota de Teresina.

 Da assessoria

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, através da revista IstoÉ, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede o grau de oportunidades educacionais nas cidades brasileiras. O estudo leva em conta a qualidade na formação dos professores, atendimento na rede de educação infantil, a média de hora aula por dia e a experiência dos diretores no cargo. O levantamento é feito em todas as redes municipais de ensino, público ou privado, onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos).

 

Em números gerais, o Brasil ainda fica longe de uma educação de qualidade. Numa escola de 0 a 10 o país ficou com apenas 4,5 pontos. O Piauí ficou com 3,9 pontos, a frente de estados como Sergipe (3,8), Alagoas e Amapá (3,7), Bahia e Maranhão (3,6) e o ultimo colocado Pará, com 3,5. O melhor estado foi São Paulo com 5,1. A cidade de Sobral-CE ficou em primeiro lugar no ranking de qualidade na educação, com nota 6,1. Entre as quatros ultimas cidades, com piores notas, três são do Maranhão. Centro do Guilherme-MA (2,5), Caldeirão Grande-BA (2,4), Primeira Cruz-MA (2,4) e Conceição do Lago-Açu-MA (2,1).

 

Índice das capitais colcoa Teresina com nota 4,2

 

A cidade de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) ficou com nota acima da estadual, com 4,2 pontos, a mesma nota da capital Teresina, e se junta ao grupo das 20 cidades do estado com melhores índices. A cidade do Piauí mais bem colocada é Cocal dos Alves (5,1), e se encontra na posição 515º. Em segundo lugar no Piauí aparecem Castelo do Piauí e Buriti dos Montes (4,7), e estão na 1730º posição no ranking nacional. Cocal de Telha (4,3) aparece na 19º no Piauí e Jatobá do Piauí (4,2) é a 20ª no estado.

 

Índica por estado colcoa o Piauí com nota 3,9

 

Jatobá do Piauí tem nota 4,2, acima da média estadual, que é 3,9

 

SOBRE O IOEB

O IOEB é uma trabalha a qualidade da educação brasileira e é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública, com parceiros como o Instituto Península, Fundação Lehmann e a Fundação Roberto Marinho. Foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felício, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.

 

Prefeito Dalberto com professores e funcionários da Escoal João Félix, no dia da mulher. 

 

PREFEITO EXPLICA O RESULTADO

O prefeito Dalberto Rocha disse que o resultado é apenas uma prova do que é feito na prática. Professores com salários em dias, pagamento do piso nacional sem grave, sem paralisação, valorização dos profissionais, cursos constantes de qualificação, formação acadêmcia de todos os profissionais, muitos deles foramdos através de parcerias da prefeitura com faculdades, como a Universidade estadual do Piauí. "Este mérito é dos nosso profissionais que tem condições de trabalho e desempenham com muita vontade. O resultado acaba sendo natural" diz Dalberto.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com