Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:54

Qualidade na produção de melancia em Jatobá do Piauí é destaque no Clube Rural

 

A cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina, ficou conhecida como capital da melancia pela produção da fruta, gastronomia e o festival. No período do verão, a safra que fica ainda melhor, deixa produtores e moradores mais otimistas quanto à economia e cultura local.

O reporter Simplício Júnior para o programa Clube Rural, fez um passeio pelo campo dos produtores para entender melhor como a melancia cultivada na cidade de Jatobá do Piauí, que é o maior produtor de melancia do estado, tem mercado garantido pela qualidade da produção. 

Atualmente, a produção de melancia é a principal atividade economica do município gerando emprego e renda aos produtores. Segundo o agricultor Sobrinho Leão, a irrigação por gotejamento, trouxe mais qualidade para a produção e esse ano espera colher mais de 200 toneladas do fruto, "A produção da melancia hoje tem uma grande geração de emprego e de renda, principamente para grande parte das famílias da cidade. A nossa água, sementes e adubos de qualidade, foram determinantes para o crescimento da produção", disse o agricultor.

LEIA MAIS - Cidade da Melancia: Jatobá do Piauí é destaque na gastronomia pelo cultivo da fruta

Em Jatobá, a produção de melancia ocupa mais de 300 hectares divididos em lotes familiares. As atividades são aconpanhadas de perto pela Secretária de Agricultura, que fornece, técnicos para auxiliar os produtores na produção.

Para os clientes, a melancia de Jatobá do Piauí, é diferenciada tanto no sabor, na polpa quanto no tamanho tendo mais saída no mercado. Com o sistema de gotejamento, as produções em média sairam de 20 para 40 toneladas, desbancando as melancias que são cultivadas em outros locais.