Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:43

Juiz marca julgamento do mandante do assassinato do ex-prefeito de Altos-PI

 Foto: reprodução rede social

O Juiz de Direito da 1ª Vara do Júri da Comarca de Teresina, Antônio Reis de Jesus Nollêto incluiu na pauta do júri popular do mês de setembro, o julgamento de Antônio Orlando da Silva. Ele é acusado pelo Ministério Publico de ser o mandante do assassinato do então prefeito de Altos-PI, César Augusto Leal Pinheiro, crime ocorrido em 1996. Antônio Orlando era o vice-prefeito.

O julgamento ocorre no dia 29 deste mês, às 08h30, após ser adiado por duas oportunidades, a pedido dos advogados do acusado. Em 2016 Antônio Orlando enfrentou o júri popular e foi absorvido da acusação, mas o MP recorreu da decisão e a justiça acatou o pedido, fazendo um novo julgamento.

Segundo o Ministério Público, o então vice-prefeito Antônio Orlando pagou a quantia R$ 50 mil ao pistoleiro para que executasse Cesar Leal e ele, Orlando, assumir a prefeitura de Altos, fato que chegou a acontecer.

O crime ocorreu no dia 11 de abril de 1996, por volta de 22h30, na residência de Cesar Leal, como era conhecido o então prefeito. Raimundo Nonato Alves da Silva, contratado por Antonio Orlando, fez cinco disparos contra Leal, na frente de familiares da vítima. O assassino já foi a julgamento em 2019 e foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão, mas recorre ao processo em liberdade.

Cesar Leal era o pai da ex-prefeito Patrícia Leal.