Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:05

Desfile Cívico marca os 200 anos de Independência do Brasil em São Miguel do Tapuio (PI)

 

São Miguel do Tapuio, no Piauí, celebrou nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, os 200 anos de Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico pela data. Após dois anos sem comemorações por causa da pandemia de Covid-19, o público voltou às ruas para homenagear a emancipação do país. 

O evento teve início às 17h, na Avenida Dinha Aragão, no Centro da cidade, e contou com a participação de onze Escolas, pertencentes à rede municipal, estadual e particular de ensino, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da participação da Banda Municipal 25 de Março. 

Escolas participantes: Creche Curumim, Instituto Educacional Bom Saber, U. E. Professora Divane, U. E. Antônia Maria de Matos, Educandário Sagrado Coração de Jesus, U. E. Manoel Evaristo de Paiva, U. E. Estado, U. E. Mamede, Palácio da Educação, CETI Lima Rebelo e U. E. Dona Rosaura Muniz Barreto. 

A população sãomiguelense compareceu em massa para prestigiar o desfile que contou com a apresentação de diversas temáticas, entre elas a inclusão de pessoas com deficiência. Entre as autoridades presentes, o prefeito Pompilim, capitão Cruz, vereador Julieta, ver. Clodomar, ver. Cimar, ver. Regivaldo, a vereadora Renata Campelo, ver. Inácio Dantas, além de assessores e secretários da administração municipal.

Bicentenário

Em 7 de setembro de 1822 foi proclamada a Independência do Brasil pelo então imperador Dom Pedro, às margens do Rio Ipiranga. Com isso, o Brasil rompeu a ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

A maior edição do Desfile Cívico

O prefeito Pompilim descreveu o evento como “a maior edição do Desfile Cívico, em alusão ao Dia da Independência, já realizado no nosso município” ao fazer postagem em suas redes sociais. 

“De maneira inovadora, promovemos essa edição, com muita organização, planejamento, e a inclusão da praça de alimentação, para a realização do evento no período da tarde, o que foi de muita importância, pois sabendo da realização nas edições anteriores, no horário matutino com o aumento da temperatura e dificuldade de participação da população. Dessa vez, com o evento ao fim de tarde, tivemos uma população nunca antes vista, com participação de milhares de pessoas, para celebrarmos nossas origens, nossa história, tudo isso em um ano especial, onde celebramos 200 anos da independência do nosso país. Uma comemoração da forma como o nosso município merece. Parabéns ao nosso povo brasileiro, Piauiense e em especial nossos SÃOMIGUELENSES” publicou o Gestor. 

FONTE: FILIPE GERMANO SÃO MIGUEL AGORA