Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:28

Mistério das aves mortas: Casos são registrados em Juazeiro do Piauí

 Imagens: Sec. de Meio Ambiente de Juazeiro do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Juazeiro do Piauí recebeu uma notificação por parte de populares sobre a incidência de pássaros silvestres mortos, principalmente as chamadas “avoantes”, em áreas que fazem parte dos limites do município.

Segundo o secretário Tarcísio Visgueira, os casos ocorreram nas regiões dos rios  “Saco da Jeija, e “Grotão da Jeija” e no povoado Mãe D’água por onde passa o rio Capivara, braço do rio Poti.

A incidência de aves silvestres mortas já havia sido notificada pelo menos em Buriti dos Montes e em Milton Brandão, cidades que se limitam com Juazeiro do Piauí, onde a SEMAR recolheu amostras da água e algumas carcaças de aves mortas para estudos.

A morte desse animais ainda é um mistério e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR) já foi acionada também no caso de Juazeiro. Em um vídeo compartilhado pelo secretário Tarcísio Visgueira, uma ave ainda viva, às margens do rio Grotão da Jeija, aparece sangrando pelos olhos, enquanto outra surge morta logo ao lado. Ao ser cutucada com uma vareta, a ave chega a alçar voo mas cai logo depois em uma área de mata.

Por enquanto a recomendação é que a população local não pratique a caça dessas aves, o que de fato é proibido pelas leis ambientais, e nem beba das águas nos locais onde houve incidência de casos.

Com informações de WebTVCastelo