Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:24

Plataforma educacional completa 01 mês de instalação em Castelo do Piauí

A secretária informou que dos 1.266 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 51% destes não possuem acesso à internet, mas que a secretaria também pensou nesses casos.

 

Diante da pandemia de coronavírus e a necessidade de medidas para manutenção da educação no país, a rede municipal de educação de Castelo do Piauí, no último dia 04 de junho, completou 01 mês da instalação da plataforma Sieca (Sistema Interativo Educacional de Castelo do Piauí) e vem consolidando esse novo meio educacional.

Idala Moreira, secretária de educação do município, explicou que como as aulas presenciais estão suspensas devido a Pandemia, essa foi uma importante ferramenta na retomada das aulas. Idala ainda enfatizou a necessidade de cumprir as 800hs exigidas pela LDBEN 9394/96. “Temos a necessidade de cumprir as horas previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo assim, estabelecemos o Regime de Aulas Remotas a partir do dia 04 de maio”.

 A secretária informou que dos 1.266 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 51% destes não possuem acesso à internet, mas que a secretaria também pensou nesses casos. “Com relação aos alunos que não tem acesso à internet, o ensino remoto está se dando através de atividades que a família vai receber/devolver na escola em que são matriculados”, finalizou a gestora educacional.

Leonardo de Abreu, usuário da plataforma, apontou pequenas falhas no sistema, mas disse que o aprova. “Eu gosto muito dela, mas tenho algumas pequenas dificuldades de entrar e também demora um pouco na adição de conteúdo. Sem esses problemas seria ainda melhor, mas eu prefiro a plataforma”, opinou o estudante.

Juscelino, professor da rede municipal, diz que a Plataforma oferece a possibilidade de desenvolvimento das Competências Gerais 4 e 5 da BNCC, pois estabelece uma comunicação entre professor e aluno e os insere num processo de cultura digital. “É certo que esse processo não ocorre da noite para o dia, mas o gradativo avançar é o que promove um desenvolvimento da aprendizagem no aluno despertado pela curiosidade que a tecnologia oferece.

Além de professor, Juscelino também ocupa o cargo de coordenador pedagógico da plataforma e explica que no aspecto Pedagógico, a plataforma Siec@ conduz alunos e professores a comprometerem-se com seus papéis. “Assim, com dedicação e foco, o Ensino Remoto tem grande possibilidade de desenvolvimento, visto que no presente momento é o que pode ser oferecido ao aluno”, concluiu o coordenador.

A Plataforma Sieca foi desenvolvida por uma equipe de Castelenses, formada por Joel Visgueira (CEO Master Point), professor Salatiel Batista (programador e professor em Matias Olímpio) e o professor Juscelino Oliveira (suporte pedagógico para o Sistema e professor da rede pública de Castelo do Piauí). Joel relata que os alunos de Castelo do Piauí terão acesso a plataforma de aulas remotas desenvolvida de forma exclusiva para a rede municipal.

Joel Visgueira frisou ainda que além de ser utilizada no ensino básico, a plataforma contém  400 opções de cursos integrados ao sistema, que servirão de suporte para os alunos, assim como para os professores da rede de ensino. “Somos gratos à oportunidade que o prefeito Magno Soares e a secretária Idala Moreira, proporcionaram à nossa empresa de desenvolver esse trabalho, principalmente no momento especial que todos estamos vivendo”, completou Joel, diretor da Master Point.