Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:22

José de Freitas registra primeira morte por Covid-19

O idoso que morreu no Hospital de Teresina foi encaminhado pelo Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Ele tinha comorbidade e morava em um bairro da cidade.

 Com Informações: Saraiva Reporter

Foi confirmado na noite deste domingo (17 de maio de 2020), a primeira morte no município de José de Freitas-PI, provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 72 anos, que estava internado em um Hospital de Teresina, onde ele foi a óbito no final da noite de sábado (16), mas somente neste domingo (17), sua morte foi confirmada pelo Lacen-PI, de que a causa foi a Covid-19. O idoso que morreu no Hospital de Teresina foi encaminhado pelo Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Ele tinha comorbidade e morava em um bairro da cidade.

O município de José de Freitas, segundo o boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo (17 de maio de 2020), pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de José de Freitas, está com 10 casos confirmados oficialmente da Covid-19, sendo 4 mulheres e 6 seis homens, mas ainda tem três casos que foram atendidos em Teresina e que ainda não foram computados oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de José de Freitas, que está aguardando que a correção seja feita pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Um dos 10 casos já confirmados oficialmente pela Secretaria de Saúde de José de Freitas, uma paciente que foi infectada pela doença já foi curada e 19 casos já foram descartados no Município.

De acordo com os dados atualizados na noite deste domingo (17 de maio) pela Secretaria Municipal de Saúde, os outros três casos de pessoas de José de Freitas, que ainda não estão computados oficialmente, fizeram os testes em Teresina, onde foi constatado que todos estão com a Covid-19 e que os casos foram computados como sendo de Teresina, mas a Sesapi vai corrigir o erro, já que os pacientes moram na cidade de José de Freitas, sendo dois no bairro Santa Rosa e um no bairro São Pedro. Os três pacientes infectados estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados por equipes da Saúde de José de Freitas.

A Secretaria Municipal de Saúde de José de Freitas, informou ainda na noite deste domingo (17), que a Sesapi errou no último sábado (16 de maio de 2020), quando atualizou os dados da Covid-19, referente a José de Freitas, quando colocou que o município estava com 12 casos confirmados, cujo referido erro foi corrigido neste domingo.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, referente aos 10 casos da Covid-19 oficialmente confirmados, tem 2 casos no bairro de Fátima, 1 caso no Centro, 2 no bairro Gusmão, 2 no bairro Matadouro, 1 na localidade Aprazível, 1 na localidade Marambaia e 1 no povoado Morada Nova, que fica na divisa com Teresina (Capital do Piauí).

Segundo ainda os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em José de Freitas não tem nenhum paciente infectado com a Covid-19 na faixa etária de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos. Os casos de pessoas infectadas por coronavírus no município estão na faixa etária de 20 a 29 anos (5 casos); 30 a 39 anos (2 casos); 40 a 59 anos (1 caso) e maiores de 60 anos (2 casos). O homem que morreu vítima da Covid-19 tinha 72 anos e tinha comorbidade. Ele passou vários dias internado em um hospital no Centro de Teresina-PI. Com a morte do idoso causada pela Covid-19, familiares e amigos que tiveram os últimos contatos com ele, deverão ser submetidos a exames para saber se também estão infectados pela doença. Para não constranger a família, a Secretaria de Saúde de José de Freitas, não divulgou o nome do paciente e nem o nome do bairro onde ele morava.

Até a noite deste domingo (17 de maio de 2020) não tinha mais nenhum paciente de José de Freitas internado com a Covid-19, sendo que 8 pessoas infectadas pela doença estão em isolamento domiciliar, todas sendo acompanhadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.