Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:40

Gestores de Jatobá e Boqueirão descumprem os próprios decretos de isolamento social

 Prefeito de Boqueirão e a secretária de Administração

Os prefeitos Valmir Alves “Solteiro” (PT), de Boqueirão do Piauí; e Zé Carlos Bandeira (PT), de Jatobá do Piauí, deram um “chega pra lá” nos decretos de isolamento social assinados por eles mesmos e tiraram este sabado (09/05) para fazer política em seus municípios. Concidentemente, os dois prefeitos envolveram também seus secretários de administração.

Em Boqueirão do Piauí, Solteiro reuniu dezenas de pessoas, como pré-candidatos a vereadores e convidados, para lançar o nome da sua atual secretária de Administração e Finança, Genir Silva, como pré-candidata a prefeitura. Todos os participantes da reunião, segundo a assessoria do prefeito, usavam máscara. Mas é bom relembrar que os infectologistas garantem que a máscara é uma medida adicional. Ela não protege totalmente, nem substitui o isolamento social, descrito nos decretos governamental.

Mas a própria secretaria e pré-candidata Genir Silva foi fotografada em mesa com bebida alcoólica e cercada por amigos no final de semana passado sem usar máscara.

JATOBÁ DO PIAUÍ

Em Jatobá, assim como em todo o Brasil, o prefeito prorrogou na última quinta-feira (07) decreto de emergência e de calamidade pública no município, onde termina, entre outra coisas, o uso obrigatório de máscara de proteção facial anesanais sempre que houver necessidade de sair de casa. Os bares e churrascarias também devem permanecer fechados.

Neste sabado, dois dias depois do decreto, o prefeito Zé Carlos, acompanhado do secretário de Administração, foram fotografados em mesa onde era feito o consumo de bebida alcoólica e aparecem dois pratos e garfos, ou colheres. Pelo menos nove pessoas parecem na imagem e nenhuma usava mascara.

A imagem foi feito na região da Comunidade Bem Bom, na zona rural do município.

SEM CASOS REGISTRADOS

Boqueirão e Jatobá do Piauí ainda não têm casos confirmados do novo coronavírus, mas Boqueirão fica muito próxima da cidade de Boa Hora, onde já teve um caso confirmado.

Já em Jatobá do Piauí, foi na UBA da cidade que foi diagnosticado o primeiro caso do município de Sigefredo Pacheco. O paciente mora em um Assentamento que, geograficamente, é município de Sigefredo Pacheco, mas os moradores acessam a todos os serviços na cidade de Jatobá do Piauí devido à proximidade.

O OUTRO LADO

O Em Foco tentou contato com os dois prefeitos para comentar os fatos narrados, mas ambos os telefones estavam fora de área, na caixa postal.