Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:49

Vereadores pedem cassação do mandato do prefeito de Cabeceiras do Piauí

 Prefeito e a secretária de saúde são acusados de abandonarem o município

Foi enviado para Câmara Municipal de vereadores o pedido de cassação do mandato do prefeito José Joaquim, do município de Cabeceiras do Piauí. O documento foi assinado pelos vereadores Elenita Macêdo, Maria do Carmo Rodrigues e Marcos Tadeu. Os três justificam que o gestor do município não estaria à frente da gestão do município durante a pandemia do Coronavírus e teria se ausentado do município por 26 dias ininterruptos, o que contraria a Lei Orgânica do Município.

A presidente da câmara, vereadora Maria Cleidiane Oliveira Silva confirmou ao Em Foco que o documento foi protocolado na câmara e deve ser apreciado pela mesa diretora ainda esta semana. Ele disse que cinco dos nove parlamentares irão analisar o documento e as provas e decidir pelo prosseguimento ou não do pedido.

Os cinco vereadores que compõem a mesa diretora são todos aliados do prefeito. Ricardo Barbosa de Sousa, Solange Maria Pereira, Francisco Clemente Vanderley, Raimundo Nonato Batista Lages Filho e a própria Maria Cleidiane.

“Vamos fazer tudo respeitando o trâmite regimental da casa, mas ainda preciso consultar o assessor jurídico da câmara, porque sou vereadora de primeiro mandato e esse é um caso novo”, disse Maria Cleidiane ao Em Foco.

A reportagem também falou com o prefeito Zé Joaquim. Ele disse que o requerimento não vai nem ser aceito pela câmara que os próprios vereadores estão com ele toda semana. O Em Foco perguntou à presidente se ela costuma se reunir com o prefeito antes de apreciar matérias como esta que pede o afastamento do gestor? Ele negou. Mas disse que os vereadores Solange e Filho Lages estiveram com o prefeito nesse período em que os três opositores alegam que o gestor esteve ausente ininterrupto do município.

PREFEITO SEM AÇÃO CONTRA O CAONAVIRUS

Os parlamentares divulgaram vídeos onde cobram ações da gestão municipal no que se refere ao enfrentamento da pandemia, com ações de investigação e prevenção da doença, como a ajudar a população carente que está no isolamento social. Os três parlamentares também cobraram uma prestação de contas do gestor para os R$ 170 mil que o município teria recebido de verba extra do governo federal no combate ao Coronavírus.

Além do Prefeito, a Secretária de Saúde e esposa de José Joaquim, Ana Mota também é acusada por não está oferecendo assistência à população na área da saúde do município. No requerimento, os vereadores usam como base lei orgânica municipal que diz que o gestor não pode se ausentar do município por mais de 20 dias sem justificativa, sob pena de perda de mandato.

Procurado pela nossa redação Em Foco, o Prefeito José Joaquim negou que tenha deixado de ir ao município e encaminhou uma fotografia do dia 4 de abril, durante uma visita a um hospital de Cabeceiras. O gestor disse que a denúncia é descabida e que tem pretensões políticas e que ele está evitando aglomerações, bem como pede a Organização Mundial de Saúde.

O gestor, ainda em entrevista ao Em Foco, relatou que suspendeu os atendimentos que fazia às pessoas, mas toda semana despacha com os secretários, assessores e vereadores, inclusive cobrando vários projetos que estão parados na câmara, de extrema necessidade para o município. Disse ainda que “esse povo estão querendo fazer politicagem. Toda semana estou em Cabeceiras, despachando com meus secretários.”

Sobre os valores recebidos do governo federal, disse que precisa de aprovação da câmara de vereadores e que o dinheiro será gasto com o que está previsto no plano de ação. Disse ainda que o Ministério Público notificou o prefeito proibindo que seja distribuindo cestas básicas ou qualquer outra ajuda.

Sobre a secretária de saúde, que é sua esposa, o prefeito disse que ela faz parte do grupo de risco, mas que sempre está no município coordenando ações. "A secretária de saúde toda semana está no município coordenando as ações de saúde, fica em isolamento social, atendendo funcionários e assessores em sua residência em Cabeceiras, pois a mesma está em grupo de risco, para Coronavírus. O município vem tomando as devidas providências para prevenção e controle do Covid-19”, finalizou.