Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:56

Campanha de vacinação contra a gripe começa para idosos em Altos

Ação foi antecipada neste ano por causa do coronavírus e a imunização será para idosos e profissionais da saúde.

 

A Campanha Nacional de Vacinação em Altos já está disponível para idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde do município De segunda a sexta, de 7h30 às 12h e de 13h30 às 16h30.

Para evitar aglomerações, os idosos devem aguardar a convocação pelos agentes comunitários de saúde. Se o idoso estiver impossibilitado de sair de casa, nossa equipe aplicará a vacina nas visitas domiciliares agendadas.

A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus - a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos. Eles também são considerados mais vulneráveis à gripe. Segundo o governo, eles são 20,8 milhões de pessoas no país.

Proteção

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.