Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:16

Grupo faz ato em apoio a mulher vítima de tortura, agressões e ameaças em Altos

 Fonte: G1

Dezenas de pessoas realizaram um ato na manhã desta sexta-feira (10) na cidade de Altos, a 48 km de Teresina, contra casos de violência contra a mulher no Piauí. O caso que motivou o ato foi o de uma mulher mantida em cárcere privado enquanto sofria ameaças, agressões e torturas que teriam sido praticadas pelo próprio marido em dezembro do ano passado. O caso teve grande repercussão pela gravidade das violências e o suspeito foi preso na quarta-feira (8).

Ernandes Sousa, irmão da vítima, contou que o apoio oferecido à família foi fundamental nos momentos seguintes às violências sofridas.

Mulheres fazem protesto diante do Frum de Altos em apoio a vtimas de violncia  Foto: Andr Nascimento/ G1 PI

“Estávamos à mercê, sem saber o que fazer, e recebemos apoio nas redes sociais, da imprensa, do delegado, da juíza do caso. Tudo isso foi muito importante pra gente saber como agir”, declarou ele.

Maria Lúcia de Oliveira Sousa, da Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio, destacou a importância de uma rede de apoio entre mulheres para que as violências como agressões e abusos psicológicos não cheguem ao ponto em que o agressor tira a vida da vítima.

Grupo pede maior combate  violncia de gnero durante protesto em Altos.  Foto: Andr Nascimento/G1

“O feminicídio é o ápice. Quando a mulher é morta, ela já passou por varias violências. Isso aqui é sinal de que estamos nos organizando, reagindo, dando uma resposta para que essa ação que não fique só nesse momento, que a gente converse, escute umas às outras, assim podemos até perceber se a outra sofre uma violência, e denuncie, porque a violência de gênero pode ser denunciada por qualquer pessoa”, explicou.

O ato teve início no começo da manhã, com uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, finalizando com um ato diante do fórum Desembargador Odorico Rosa. A manifestação encerrou por volta das 10h30 e foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal. Nenhuma via foi interditada.