Curta a nossa página
 
07/09 15h09 2019 Você está aqui: Home / São Miguel do Tapuio Da Redação/S.M.Tapuio Imprimir postagem

São Miguel do Tapuio

Da Redação/S.M.Tapuio

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Da Redação/S.M.Tapuio - com São Miguel do Tapuio

Semar entrega primeiro Cadastro Ambiental Rural de comunidade tradicional

A Comunidade Quilombola dos Macacos, no município de São Miguel do Tapuio, é a primeira comunidade tradicional do estado a ser registrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR objetiva compor uma base de dados das propriedades e posses rurais promovendo uma integração das informações ambientais, buscando o planejamento ambiental e econômico, combatendo o desmatamento e favorecendo a regularização ambiental.

Sem o cadastro, a comunidade fica impossibilitada de obter licenças ou autorizações ambientais e de comercializar sua produção, não podendo ainda, fazer transferência cartorária da propriedade, perdendo o acesso ao crédito e a aposentadoria rural.

“É um sonho que lutamos para conseguir. Entre 200 comunidades quilombolas, a nossa ser primeira, sendo um espelho para as outras, isso é um passo muito importante e a gente tá muito feliz”, relata Felina Vieira de Almeida, moradora da comunidade.

“Esse é um dos trabalhos sociais mais importantes da Semar, pois é uma garantia de direito.  Quando uma comunidade é registrada no CAR está se reconhecendo e certificando a territorialidade dessa comunidade, estamos dando a elas identidade e cidadania algo buscado por famílias que vivem ali há muitas gerações”, ressalta a secretária Sádia Castro.

A Semar atua no apoio e planejamento das consultas públicas junto à comunidade, contribuindo ainda na avaliação dos produtos e no atendimento ao público presencial e via e-mail para dúvidas e requerimentos relativos ao CAR.

O CAR é realizado pelo Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO), órgão criado para dar suporte técnico e geotecnológico a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi).


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.