Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:37

Castelo do Piauí recebeu premiação do Congresso do Conasems 2019

 Fonte: Portal R10

Castelo do Piauí participou através do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) da 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”, edição 2019, que foi realizada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 2 a 5 de julho de 2019, em Brasília/DF.

Este ano foram selecionadas 500 experiências, distribuídas por todos os estados do país. As iniciativas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país receberam um prêmio de R$ 10 mil, e Castelo foi uma das regiões de destaque, que recebeu o prêmio de melhor experiência municipal da região Nordeste, através do “Projeto 18 de Maio: a intersetorialidade no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Castelo do Piauí”, que foi apresentado pela Agente de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Leila Soares.

A Secretária de Saúde, Leila Soares, falou da satisfação de participar do evento.

“É com imenso prazer que fomos representar o nosso município com um projeto de enorme relevância para todos os castelenses. Nos sentimentos orgulhosos de fazer parte não só da equipe da secretaria de saúde, mas também de contribuir com todos os setores para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Obtivemos a premiação de melhor experiência exitosa da região Nordeste, uma conquista de todos os envolvidos no projeto. Muito obrigada a todos”, destacou.

O prefeito, Magno Soares, destaca a importância do Projeto 18 de Maio e sua relevância para o município, um projeto de grande importância para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.“O projeto 18 de Maio é realizado no nosso município, com toda dedicação, em combate à exploração sexual e em proteção a nossas crianças e adolescentes, através de uma ação intersetorial entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, que envolve quase 100% do funcionalismo público municipal, e é desenvolvido durante todo o ano. Isso mostra que a gestão está no caminho certo, com os melhores índices de Saúde, do IDEB, e fomos premiados como melhor projeto do Nordeste no Congresso. Parabenizo a Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Educação, e todo o corpo da gestão que está sempre trabalhando para o bem da nossa gente”, pontuou.

A Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Cleudiana Oliveira, fala da emoção de ter representado o município e recebido o prêmio de primeiro lugar da região Nordeste.“É com muita alegria e gratidão que viemos representar o nosso município e o Estado do Piauí em um Congresso Nacional de experiências exitosas.

Foram 500 apresentações de todo o país, pude assistir apresentações belíssimas, e a gente receber a premiação de primeiro lugar da região nordeste é algo fantástico, isso mostra que desenvolvemos excelentes ações no nosso município. Essa vitória é de cada pessoa que faz parte dessa rede intersetorial de Castelo. Grata a todos por confiarem a mim tamanha responsabilidade de representá- los. Agradeço principalmente a secretária de saúde, Leila Soares, pelo incentivo, apoio e por mostrar sempre que acreditava na nossa capacidade, a prefeitura e as demais secretarias por todo apoio. Convencer uma banca de jurados a nível Nacional a darem boas notas no seu trabalho é uma tarefa muito difícil, mas dei o melhor de mim. E conseguimos… É muita emoção…”, enfatizou.

Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.

A campanha é desenvolvida para chamar a atenção da sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e instituiu o dia 18 de Maio, como um dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção de atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual na vida de meninas e meninos.

É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.

O município de Castelo do Piauí desenvolve ações, o ano todo, para o combate à exploração sexual e proteção das crianças e adolescentes.