Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:36

JUAZEIRO: Proprietária fecha acesso à Cachoeira do Tingidor por falta de estrutura no local

 

A proprietária do terreno onde fica localizada a “Cachoeira do Tingidor”, em Juazeiro do Piauí, Sra. Maria de Jesus Borges e Silva procurou a equipe do Em Foco para informar que a cachoeira não está aberta a visitações de turistas.

Ela ressaltou que durante muitos anos o local contou com a visitação esporádica dos populares, sem qualquer alteração da estrutura da área. Contudo, vem sendo divulgado propagandas acerca de investimentos para receber turistas no local. Entretanto, ela esclarece que não autorizou ou é responsável por tais propagandas.

Segundo ela, a região é uma área de Preservação Permanente (APPs), portanto, protegida pela legislação ambiental, a qual impõe ao proprietário limitações ao seu direito de propriedade, condicionados à preservação natural do ambiente, sob pena de responsabilidade civil e criminal (Lei 12.651/2012).

Além das questões ambientais, a proprietária relata que o lugar não possui estrutura para receber turistas, trata-se de local de difícil acesso, bastante perigoso devido ao relevo acidentado, à grande quantidade de pedras e abismos que cerca a área, que podem oferecer risco de acidente e morte aos populares.

Preocupada com as questões levantadas, se reuniu com o Superintendente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado- SEMAR, Dr. Moura Fé. Após reunião, baseada nas orientais do Superintendente, em defesa do meio ambiente e visando a segurança da população, resolveu fechar os acessos para referida área, ficando o local restrito às visitações expressamente autorizadas.