Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:51

Dom Francisco ressalta a luta diária dos campomaiorenses em missa pelos 196 anos da Batalha do Jenipapo

 Da Assessoria

Uma Missa em Ação de Graças abriu as comemorações dos 196 anos da Batalha do Jenipapo nesta quarta-feira (13.03). A celebração aconteceu na Catedral de Santo Antônio com a presença do prefeito Professor Ribinha, da vice-governadora Regina Sousa, de lideranças politicas da região e da comunidade em geral.

Durante a homilia, o Bispo Dom Francisco de Assis ressaltou que as lutas são diárias e incentivou a participação de todos para fortalecer a cidadania e o bem comum, como propõe a Campanha da Fraternidade deste ano.

“Nas últimas décadas o nordeste recebeu um olhar diferenciado com políticas públicas e planos emergenciais, a realidade hoje evidência que novas batalhas são necessárias, porém sem o enfrentamento armado. A batalha tem um único recurso a força do argumento para a construção dos consensos pelo bem comum, o campo não será mais o rio Jenipapo mais o espaço da cidadania", declarou.

Em seu discurso, o prefeito Professor Ribinha reafirmou o compromisso com uma Campo Maior cada vez melhor.

“Hoje eu tenho certeza que cada um se fortalece por aqueles que viveram aqui no passado, pelo trabalho, pela coragem e pela bravura. Nesse momento quero reafirmar o compromisso de fortalecer o desejo para que Campo Maior possa cada dia ser uma cidade melhor para se viver, que honremos nossa história, nosso povo e principalmente nossa fé”.

A programação seguiu com Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista de Campo Maior e Solenidade Cívico-Militar no Monumento Heróis do Jenipapo, com desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, a outorga de ordem estadual do “Mérito Renascença do Piauí” e a entrega de medalha “Heróis do Jenipapo”.