Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:30

Açude transborda sobre a parede e tem risco de rompimento em Sigefredo Pacheco-PI

 Fotos: Elvis Plesley/Sigefredofatos

As fortes chuvas que têm caindo no norte do Piauí colocam em alerta várias cidades por conta dos riscos, já declarados por órgãos, de rompimentos de barragens e açude. Em Sigefredo Pacheco, município a 190 km ao norte de Teresina, um açude transbordou sobre a parede de contenção e tem risco de rompimento.

Segundo o vareador Antonio Pereira de Oliveira Filho “Matueiro” ouvido pelo Em Foco, o açude é conhecido como do “Corinto”, e fica a cerca de 4km da sede, na comunidade Mosquito. A parede serve como estrada que liga a sede do município ao Povoado Bom Jardim e outras comunidades, o que aumenta os riscos.

“Na verdade, todo ano quando o inverno é bom a água passa por cima da parece e com o tempo foi acontecendo a erosão da parede. O sangradouro não suporta o volume da água e acaba passando sobre a parede”, disse o parlamentar, que já fez um pedido na câmara para que seja colocado mais material na parede.

O açude é de pequeno porte e sempre que chove forte a cena se repete, mas assim que a chuva passa o nível da água também baixa rápido.

“Com o desgaste da parede ao longo dos anos, o sangradouro ficou quase no mesmo nível da parece e por isso a água acaba passando sobre a parede. Deve ser feita uma contenção na parede e baixar o nível do sangradouro” completou o vereador, que afirmou que a prefeitura já prometeu as maquinas para o serviço, assim que as chuvas cessarem.