Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:44

TCE vai julgar denúncia contra o prefeito de Boa Hora Francieudo Canuto

 Com informações do GP1

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima na próxima terça-feira (19/02) uma denúncia contra o atual prefeito de Boa Hora, Francieudo do Nascimento Carvalho. A denúncia foi feita pelo ex-prefeito Zé Rezende.

Zé Resende, que foi prefeito de Boa Hora entre 2013-16, afirmou que Francieudo, após assumir em 2017, publicou um decreto de emergência alegando que o município estava em situação precária e citando vários problemas encontrados na prefeitura de Boa Hora, mas, segundo o dununciante, o decreto é ilegal e que não condiz com a realidade do município. Com o decreto de emergência, o prefeito pode realizar contratos sem licitação, desde que sejam para resolver o problema encontrado.

“As afirmações presentes no decreto não condizem com a real situação do município, visto que as quatro unidades de saúdes foram ampliadas, reformadas equipadas, ficaram duas ambulâncias, sendo uma em plenas condições e uma camionete Fiat Toro. Ademais foram comprados vários equipamentos de saúde que totalizaram R$ 146 mil”, afirmou Zé Resende.

Defesa
Em sua defesa, Francieudo disse que chegaram a iniciar a realização de contratos sem licitação usando como base o decreto de emergência, mas que não foram dados seguimentos a eles, o que significa que “apesar do decreto ter sido publicado, seus efeitos não foram utilizados para o afastamento do regime licitatório”.

Ele disse ainda que a própria divisão técnica do TCE reconheceu que “o município de Boa Hora demanda ações urgentes e considerou razoável admitir que o novo gestor execute medidas administrativas de caráter excepcional pelo tempo estritamente necessário à realização de novos certames licitatórios, o que demonstra não ser em vão as atitudes adotadas pelo novo gestor”.