Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:44

Em vídeo, moradora denuncia qualidade da água em Jatobá do PI; prefeito contesta.

 

Um vídeo gravado por moradores da cidade de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) mostra água bastante suja saindo das torneiras das residências. No vídeo, de 19 segundos gravados em dois pontos diferentes da casa, a moradora chega a relatar a situação.

“Essa á agua de banhar, fazer comida, lavar roupa... Tem condição uma água dessa?”, questiona a moradora.

Em outro ponto, a moradora volta a narra a situação. “Essa daqui que á agua de Jatobá. Água potável que todo mundo quer que a gente beba... Faça tudo com uma água imunda dessa”.

O vídeo circulou nas redes sociais ontem, mas segundo a pessoa que gravou, Ítala Karolayny, a gravação já tem quatro dias.

Nos comentários, algumas pessoas dizem que o problema é antigo na cidade, mas que precisa ser resolvido. Outros se negam a acreditar que seja verdade. Teve ainda quem fez piada, já que em uma das imagens a água aparece caindo sobre um ponte de margarina da marca “delicia”

O OUTRO LADO

O Em Foco falou com o prefeito Zé Carlos Bandeira (PT). Ele disse que já tem conhecimento do vídeo, mas não sabe confirmar se o vídeo é mesmo de Jatobá (nota: Posterior a divulgação da matéria, pelo menos mais dois vídeos foram compartilhados em redes socias).

“O que eu estanho é que estamos no período de inverno... Mas vejo mais levando para o lado da crítica da política do que a realidade. O vídeo é duvidoso, mas não vou entrar nesse mérito não, disse o prefeito.

Zé Carlos disse que tanto na zona urbana, quanto no Povoado Bananeira já existe um sistema de colocação de cloro na água.

“Hoje são aguas tratadas, clorificada, inclusive, implantamos o sistema e hoje a água é tratada” disse o gestor.

Ainda segundo o prefeito, as caixas d’águas do município não são lavadas mensal e passam um tempo sem ser lavada, mas agora mesmo o pessoal está fazendo a limpeza das caixas, inclusive usando agua sanitária, que é recomendada.

“As críticas são louváveis e agente ate aprende alguma coisa, mas sendo sincero, é estranho que nesse período que não tem falta de água e foi só uma pessoa que postou. Pra mim é um vídeo duvidoso, porque é muito fácil fazer uma matéria [vídeo] dessa para querer desgastar uma gestão” disse o prefeito.

MUNICÍPIO NÃO COBRA ÁGUA

Desde a emancipação do município, em 1997, não foi cobrada taxa de água dos moradores. Na gestão passada, o então prefeito Dalberto Rocha mandou um projeto para a câmara, para que fosse cobrada uma taxa, mas o projeto não andou.

O atual prefeito disse que o sistema é caro e a manutenção também tem um custo alto. Que inclusive trabalha a conscientização das pessoas para contribuir.

“É muito fácil botar um vídeo desse e cobrar o sistema, mas você paga quanto? Nada! Mas é mais fácil cobrar por aquilo que você está contribuindo. É muito complexo e vamos trabalhar para a conscientização das pessoas” concluiu o prefeito.