Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:07

Projeto cultural discute a visão dos escritores brasileiros sobre a seca no nordeste

O projeto teve por objetivo promover a reflexão sobre o drama da seca no Nordeste brasileiro e debater alternativas de convivência com esse fenômeno.

 O projeto realizou oficinas de leitura, produção de vídeos e apresentações culturais (Foto: Reprodução)

Desenvolvido com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), neste mês de julho, o Projeto Literarte, da Unidade Escolar Dona Fausta de Sousa Cruz, município de Sigefredo Pacheco (PI), realizou oficinas de leitura, produção de vídeos e apresentações culturais de música, teatro e danças com a temática "A Seca e o sertão sob o olhar de escritores brasileiros".

 

Sob a coordenação do professor Davi da Silva, coordenador do Curso de Licenciatura em Química (modalidade EaD/UFPI), e a colaboração de alunos de diversos cursos de graduação da UFPI, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), o projeto teve por objetivo promover a reflexão sobre o drama da seca ao longo dos tempos no Nordeste brasileiro e debater alternativas de convivência com esse fenômeno.

 

Para o Professor Davi da Silva, a parceria da UFPI com a escola representa um passo muito importante na promoção do diálogo com o ensino básico. "Fortalece os vínculos com aqueles que em breve serão alunos na educação da graduação. Também ajuda no trabalho dos alunos de graduação, pois os mesmos já se permitem vivenciar experiências diversas nas escolas que servirão de palco para atuação profissional futura de muitos destes alunos", destacou.A Diretora da escola Dona Fausta de Sousa Cruz, professora Orleide Maia, destacou a importância da parceria. "A ajuda da UFPI através de seus alunos é muito importante para a escola e para a sociedade e engrandece o trabalho desenvolvido na escola. Os alunos da UFPI, UESPI e IFPI mostraram empenho e contribuíram bastante para o sucesso do evento que ganhou formas e contornos diferenciados com a parceria da equipe", ressaltou.

 

O professor Luis Paulo Teixeira ressaltou que a UFPI tem sido uma parceira importante da educação básica e, tanto a extensão universitária, quanto suas instâncias de pesquisa e ensino dão importantes passos neste trabalho. "O Projeto PIBID, os Pré-Vestibulares populares, o PIBIT, o Conexão de Saberes, entre outros, são fundamentais na promoção da inclusão social e busca de alternativas para a melhoria do ensino. A Educação a Distância tem importante papel na sociedade e não pode se furtar de dá sua resposta, sendo que, trabalhos como este, são de fundamental importância e representam um largo passo na promoção do ensino de qualidade", destacou Luís.

 

Fonte: Ascom UFPI

Por Otávio Neto