Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:07

Boqueirão do Piauí comemora 25 anos de emancipação. Veja um pouco da história

 

O município de Boqueirão do Piauí, desmembrado de Campo Maior em 1994, comemora neste sábado (26/01) 25 anos de emancipação política. O município é administrado por Valdemir Alves da Silva "Solteiro" (PT), que concluiu seu segundo mandato em 2010. Ele é o quarto gestor na história o município.

Raimundo Soares 1997-2004; Gervásio Sousa 2005-2008; e Raimundo Pinto, já falecido, 2009-2012 completam a lista. 

A festa popular na Praça de Eventos é com "Farra da Gordinha. 

UM POUCO DE HISTÓRIA

A partir da década de 1950 chegaram os primeiros moradores na comunidade. Atraídos pelo famoso festejo das almas no cemitério do Boqueirão e pela construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição em 1957, a comunidade passou a se chamar Conceição do Boqueirão.

A idéia de construir a Capela surgiu do padre Mateus e do religioso Agustinho Barbosa. As famílias de Cícero Pinto, de Cazuza Fernandes e outras se encarregaram de angariar fundos para a construção e fazer a limpeza do terreno doado à igreja por Pedro Coelho de Resende, Gentil Alves e Félix Soares.

As celebrações na capela ficaram sob responsabilidade de Nonato Celino e Manoel Balduino que por muito tempo contribuíram na evangelização da comunidade. Da localidade Bom Assunto vieram os primeiros membros da Igreja Assembléia de Deus, trazida por Marcelino Cordeiro de Deus que era reserva da Marinha Brasileira e é considerado o primeiro professor de Boqueirão.

Com a população crescente, vindo principalmente de localidades próximas como: Dez de Janeiro, Passagem dos Pintos, Canafistola, Jenipapeiro, Santo Eugênio, Bom Assunto, Chapada do Meio, Vereda, Canto da Onça, etc. A comunidade passou a ficar conhecida como Povoado Boqueirão.

No início da década de 1990 foi iniciado o processo para transformação do povoado em cidade, desmembrando-a do município de Campo Maior. Políticos locais como Meire Chaves Correia Lima - com ajuda do Deputado Adolfo Nunes e de Marco Bona, então prefeito de Campo Maior. Antônio Silva e Chico Pinto - ajudados pelo Deputado Cezar Melo - também tiveram grande contribuição no processo de emancipação política do município que foi assinada pelo então governador Freitas Neto no dia 24 de janeiro de 1994 com o nome de Boqueirão do Piauí.

Na primeira eleição em 1996, foram eleitos para prefeito Raimundo Soares e vice Manuel Lira. Para a Câmara Municipal os vereadores eleitos foram: Chico Bernardo, Raimundo Pinto, Chico Mundinho, Zacarias Filho, Dedic, Alberone, Antônio Bernardo, Junior Chaves e Joãozinho Conrado. Estes primeiros legisladores foram importantes na criação da lei orgânica municipal.

Levantamento histórico de Jr. Balduino