Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:47

Prefeito de Jatobá explica diárias da filha em feriados e culpa o sistema e imprensa

 Foto: Portal Fato

O prefeito de Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira (PT), esteve nesta sexta-feira (25/01) na Rádio Meio Norte de Campo Maior tentando explicar como foi possível que sua filha, a secretária de finança Larissa Bandeira, recebesse 10 diárias em dias feriados, por reuniões em órgãos públicos em Teresina.

A matéria foi divulgada na semana passada pelo Em Foco, depois de levantamento nas prestações de contas da prefeitura e depois de dado todo o espaço à secretária e ainda à assessoria jurídica da prefeitura para explicações (REVEJA).

Em nenhum momento a matéria afirma que as diárias são ilegais a gestores públicos, mas apenas traz oficiais fornecidos pela própria prefeitura em que consta diárias pagas por viagens em feriados como o 7 de setembro, dia de finados e até domingo de ramos.

Zé Carlos disse, inicialmente, que em nenhum momento é possível colocar diárias em dias feriados. Que o sistema funciona através de um gerenciador e não aceitaria. “Já foi uma matéria posta maldosa, por que o sistema não aceita colocar data de feriado” disse.

Segundo o prefeito, não seria possível colocar as datas, porque o sistema não aceitaria, insinuando que a matéria divulgada no Em Foco faltou com a verdade. Chegou a dizer que a matéria era “politiqueira”.

Questionado pelo apresentado Girleudo Silva de que tinha documentos postados na reportagem, mostrando que as datas foram feriados, Zé Carlos amenizou e disse que houve um “descuido”, sem citar nomes.

“No feriado mesmo a gente sabe que não pode se movimentar, porque não funciona o sistema de gerenciador” disse o prefeito.

PREFEITO RECEBEU 23 MIL REAIS EM DIÁRIAS

O prefeito também falou sobre as suas diárias, publicadas em uma página de Jatobá no facebook. Zé Carlos disse que tem a necessidade de ir, no mínimo, duas vezes por semana em Teresina e que não coloca nem 20% das diárias que tem necessidade. Disse que não existe nada de ilegal e nem de imoral.

Segundo ele, tem que resolver as demandas do município é em Teresina. “Eu ficar sentado em Jatobá eu não resolvo nada”, disse.

Também na rede social, populares questionaram que o prefeito já recebe seu salário para resolver os problemas do município e que tem carro e motorista pago com recursos públicos.

Questionado mais uma vez pelo apresentador sobre os prefeitos alegarem falta de recursos e como se justificaria tamanhos gastos, Zé Carlos voltou a culpar a imprensa e tentou desqualificar a informação, afirmando que os portais [de notícias] têm sua preferência polícia e que tudo é politicagem, negando documentos gerados pela sua própria gestão.

ABAIXO, LISTA DE DIÁRIAS RECEBIDAS PELO GESTOR, PUBLICADAS EM PÁGINA DO FACEBOOK

PREFEITO CONTRATA TRATORES

Zé Carlos disse ainda que está alugando três tratores para incentivar os produtores e que isso a imprensa não publica. O prefeito, no entanto, não disse quanto o município vai gastar com cada trator, qual o período, qual foi a forma de contratação, nem ainda de quem são os maquinários e a escala de serviço com os agricultores beneficiados, o que seria muito importante nesses tempos de transparências públicas.