Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:28

Campo Maior fez a escolha dos Livros Didáticos 2019 com foco em resultados positivos

 Da Assessoria

O município de Campo Maior fez a escolha dos livros didáticos que serão utilizados nas escolas da rede municipal no próximo ano. A escolha é feita por professores, após  avaliação pedagógica,  análises das resenhas e conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O Livro Didático a ser utilizado, segundo o MEC , deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; do aluno; do professor e à realidade sociocultural das instituições.

Segundo a assessora de Educação do município, a professora Rogevalda Brito esta escolha é importante e reflete no resultado que o município alcança na educação em cada ano. " A escolha do PNLD acontece a cada três anos, este ano de 2018 nós fizemos a adesão e escolha do PNLD 2019, para as séries do 1° ao 5° ano do ensino fundamental", destacou a assessora.

A novidade deste ano, segundo  a professora Rogevalda Brito foram as escolhas das obras de Educação Infantil e Educação Física para os professores. " São duas obras que nós ainda não tínhamos sido contemplados com o Programa do Livro Didático", explicou. Esta escolha deu ao município a oportunidade de estar escolhendo para utilizar na rede pública de ensino livros de arte, ciência, história, geografia, língua portuguesa, matemática e também a opção de um projeto integrador.

"A proposta do Programa do Livro ela tem que ser ampliada e o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE tem garantido esta política, que é livro didático para todos os alunos da rede pública", falou a assessora. Na avalição dela, todos os resultados positivos que as escolas da rede municipal de Campo Maior tem alcançado, como: crescimento nos índices de avaliações (Fundeb); premiação em Olimpíada( OBMEP)/ (OBA) e outras têm tudo a ver com as politicas de valorização do ensino público da rede municipal.

"Temos as políticas de valorização para garantir o sucesso e a aprendizagem dos alunos nas escolas, mas o livro didático com certeza é uma das mais importantes porque ela ampara diretamente a aprendizagem", enfatizou Rogevalda Brito, ressaltando, que a adesão foi feita de forma democrática por um modelo para contemplar toda a rede e por meio de um concenso.

O prefeito Professor Ribinha e a secretária de Educação Conceição Lima acreditam que o número de alunos das escolas deve aumentar no próximo ano com os resultados positivos na qualidade do ensino que a rede municipal que Campo Maior vem alcançando. As escolas estão sendo ampliadas para receber a demanda. Eles esperam quase 10 mil alunos. Todos eles vão receber livro didático no início do ano letivo. Prefeito Ribinha e Secretaria Conceição Lima apostam no aumento das matrícula para 2019 e garantem que todos os alunos receberão livro didático.