Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:23

Festa da melancia em Jatobá do PI não tem data para acontecer em 2018

 Foto: Campo Maior Em Foco

A prefeitura de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) recuou e não deve realizar a 14ª edição da festa da melancia no mês de agosto, como havia anunciado em março deste ano. A data deveria ser 11 de agosto, mas o prefeito Zé Carlos Bandeira (PT) disso ao Em Foco que não tem data para o evento.

Segundo o prefeito, a festa tem um gasto elevando e só será possível realizá-la se for com apoio do governo. “Estou me articulando com as bandas e só posso marcar depois de confirmar as bandas. Diante do período eleitoral, estou com dificuldades” disse.

Ainda segundo o gestor, existe uma articulação junto ao governo, mas o governo estaria tendo dificuldades diante da crise financeira.

“A festa tem gastos um pouco alterado e eu só posso fazer se for realmente com apoio do governo. O município não tem como absorver. Eu preciso desse apoio, mas no momento não tem nada definido” concluiu o prefeito.

PREFEITURA DIVULGOU DATA EM MARÇO

A prefeitura anunciou, em março deste ano, que o evento estava previsto para acontecer no dia 11 de agosto. O anúncio foi feito na página oficial da prefeitura no facebook. O postagem se referia, também, a uma reunião entre o prefeito Zé Carlos, o secretário municipal de agricultura e representantes da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí, para tratar de um Feira da Agricultura Familiar. A feira, que deveria acontecer no dia 10 de agosto e faria parte da programação da festa da melancia.

MUDANÇA DE DATA

O evento acontecia sempre entre o final de fevereiro e inicio de março, aproveitando a safra da melancia plantada no período chuvoso no Piauí, mas nos últimos anos uma praga conhecida como “rabo de raposa” infestou as plantações, diminuindo ou zerando a produção.

Agricultores fizeram investimentos e passaram a plantar a melancia irrigada, nos meses de julho e agosto. Por conta disso, a prefeitura resolveu mudar a data do evento em 2017 e em vez do inicio do ano, passou para o mês de agosto.

DAS 13 EDIÇÕES, GOVERNO AJUDOU EM APENAS 5

As festas tem recebido apoio incondicional do governo do estado, através das mais diferentes secretarias e emendas de deputados aliados de Wellington Dias, mas na Festa da melancia, especificamente, Wellington não tem sido presente. Wellington Dias era governador do estado em 10 das 13 edições. Destas, ele destinou ajuda apenas para 5 edições nos anos de 2009,10, 11, 12 e 2017, anos em que o município era governador por prefeitos do PT.

A festa da melancia foi iniciada em 2002 no povoado Montanha, passando, no anto seguinte, para o Povoado Tamarindo, local que permanece até hoje. O evento não aconteceu nos anos de 2004, 2007 e 2015, por falta de produção da fruta. Em ambos os anos, os agricultores se reuniram e decidiram que não havia motivo para festa.