Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:51

Eleição 2018: Campo Maior terá candidatos para todos os cargos, exceto a Presidente

 

Faltam menos de cem dias para a eleição que vai escolher deputados estaduais e federais, Governador, Senador e Presidente da República. Campo Maior protagoniza no cenário eleitoral deste ano com candidatos para todos os cargos, exceto para presidente.

GOVERNADOR

A começar para o cargo de Governador do Estado. Na disputa está o médico Cesar Melo. Ele foi quatro vezes deputado estadual, prefeito de Campo Maior por uma vez, secretário de Estado e gerenciou dois órgãos federais. Cesar Melo vai concorrer o cargo pelo PPL.

SENADOR

Para o Senado Federal dois nomes campo-maiorenses estão na disputa. Um deles é o professor universitário Paulo Henrique Pinheiro (REDE), filho do saudoso Sr. Pinheiro que tinha uma lanchonete na Rodoviária de Campo Maior. Ele é biólogo, dentista e professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) desde 2012. O outro é o agropecuarista Lafayette Andrade (PSDC). Ele é funcionário da Assembleia Legislativa do Piauí. Seu partido terá Romualdo Sena como candidato a Governador. Paulo Henrique e Lafayette residem em Teresina, mas possuem parentes em Campo Maior.

DEPUTADO FEDERAL

Para Deputado Federal há a pré-candidatura de Paulo Martins (PT). Ele foi deputado estadual por duas vezes, prefeito de Campo Maior por duas vezes, presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI) por 13 meses e tem forte atuação na região dos carnaubais com diversas conquistas em inúmeros setores como rodovias, saúde, educação, agricultura, no combate a corrupção entre outros. Seu nome é cotado como um dos 10 eleitos. Se confirmado sua vitória no dia 07 de outubro, será a primeira vez que Campo Maior terá um deputado federal eleito no voto direto. O outro nome é do vereador Fernando Miranda (PT). Ele é presidente da Câmara Municipal de Campo Maior onde tem feito um trabalho diferenciado na condução do legislativo campo-maiorense.

DEPUTADO ESTADUAL

Quatro nomes estão na disputa para o cargo de deputado estadual buscando uma das 30 vagas da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). O Advogado Geral da União, Aluísio Martins (PT), que foi candidato na eleição passada e surpreendeu a todos com uma votação bastante expressiva ultrapassando a marca dos 22 mil votos, mesmo sendo pouco conhecido no Estado. O segundo nome é do também petista Raimundo Pereira. Raimundo é irmão do ex-vereador Zé Pereira e até pouco tempo estava trabalhando no setor de projetos da SEPLAN. O terceiro nome é Antônio Félix, que também foi candidato na eleição passada, mas não conseguiu se eleger. Para assumir a vaga na ALEPI ele teve que se aliar ao PT, partido do qual sempre atacou. Antônio Félix mudou de partido pela terceira vez, agora está no PTC e acredita que lá conseguirá mais um mandato para completar 16 anos como deputado estadual. O quarto nome é de Heldervan Eugênio (PR).

NOVE CANDIDATOS

Contabiliza-se até o momento 09 pré-candidaturas, acredita-se que outros nomes de partidos menores possam surgir. O pré-candidato a Governador Cesar Melo confessou à reportagem do Em Foco sobre a dificuldade de conseguir um partido que permitisse sua candidatura. Acredita-se que para presidente da república dificuldade seja ainda maior, portanto não há expectativa de nenhum campo-maiorense postulando o cargo.