Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:58

Relatório aponta 65 cidades do Piauí em situação de alerta com o mosquito Aedes aegypti

 Fonte: clubenotícias

Segundo o boletim de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no mês de maio, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, quando foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram. No ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

No entanto, os municípios devem manter a vigilância, pois os dados da pesquisa também revelam que pelo menos 65 municípios do Piauí estão em estado de alerta com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Outros 19 municípios estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, considerada pela Sesapi como de risco. Este municípios são:

Alagoinha do Piauí

Alvorada do Gurguéia

Belém do Piauí

Betânia do Piauí

Bom Princípio do Piauí

Buriti dos Montes

Caldeirão Grande do Piauí

Campinas do Piauí

Caridade do Piauí

Demerval Lobão

Francisco Macedo

Francisco Santos

Gilbués

Júlio Borges

Jurema

Milton Brandão

Pio IX

Santana do Piauí

Simões

Pesquisa

Os dados da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local. Após esse trabalho de campo, as Secretarias Municipais de Saúde alimentam o sistema de informações Liraa-LIA do Ministério da Saúde. 

Clique aqui e confira o boletim epidemiológico