Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:45

Vereador denuncia transporte irregular de alunos em Jatobá do Piauí

 

Uma grave denúncia feita pelo vereador do município de Jatobá do Piauí César Félix pode colocar a prefeitura em maus lençóis. Segundo vereador, um ônibus escolar teria sido substituído por um caminhão pau-de-arara para fazer o transporte de alunos da comunidade Passagem do Meio, interior de Jatobá.

Por telefone, o vereador dá a sua versão dos fatos relacionados à situação: “Esta atitude faz parte de um esquema político. O prefeito (José Carlos Bandeira) é conhecido por querer empregar familiares na prefeitura, por isso precarizou o trabalho do motorista que possuía o ônibus escolar deixando de pagar o seu salário desde o ano passado. Sem condições financeiras de manter o veículo, o motorista se viu obrigado a deixar o cargo. Agora os alunos estão sendo transportados em um caminhão pau-de-arara sem nenhuma segurança cujo dono é um dos sobrinhos do prefeito”, disse o parlamentar.

Nas fotos podemos ver crianças e adolescentes uniformizados sendo transportados na carroceria de um caminhão vermelho. Uma lona azul e barras de ferro são as únicas proteções que os alunos possuem para se segurar e se proteger do sol e da chuva nos vários quilômetros entre a escola e a comunidade na qual residem.

O secretário de educação do município de Jatobá do Piauí, Joseano Oliveira, explicou à redação do Em Foco os motivos que levaram à esta situação: “Infelizmente o ônibus que fazia o transporte dos alunos deu problema e tivemos que colocar um carro aberto essa semana por motivos de que a estrada está intrafegável e o único veículo que teria condições de passar lá seria este carro alto. Com relação ao rapaz que fazia o transporte no ônibus, realmente ficamos devendo 15 dias do ano passado para ele, mas o município não pode fazer o repasse, pois, o dinheiro faz parte da contrapartida do estado, que ainda não depositou nada para as prefeituras este ano”, disse.

O secretário utilizou-se do argumento de que os alunos teriam por direito constitucional os 200 dias letivos anuais e que isto não poderia lhes ser negado, fato que os obrigou a colocar o caminhão pau-de-arara e que até a próxima segunda-feira (09/04) o ônibus estará de volta fazendo o transporte dos alunos.

O vereador ainda informou que fará a denúncia publicamente durante a sessão da câmara de vereadores de Jatobá e se preciso for, oficializará a denúncia nos órgãos competentes.

Por Rafael Melo