Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:58

Discriminação religiosa teria ocasionado boato de fechamento de creche em Campo Maior

 Creche Mãe Francisquinha

Uma suspeita de discriminação religiosa no município teria ocasionado a divulgação de um boato maldoso sobre o fechamento de um centro de ensino mantido e coordenado por umbandistas em Campo Maior.

Segundo o boato, a creche Mãe Francisquinha, localizada no bairro São João, teria suas portas fechadas, pois estaria passando por problemas administrativos internos e o fato de ser administrada por pessoas relacionadas à umbanda estaria trazendo problemas às crianças, um pensamento irracional e fora de contexto.

Tal especulação movimentou imediatamente as redes sociais em Campo Maior, onde observou-se uma expressão voluntaria e imediata contra o possível fechamento da creche. Foi em uma destas publicações que foi levantada a questão do preconceito religioso: “Lamentavelmente, a Creche Mãe Francisquinha, nos últimos anos, vem sendo vítima de preconceito. Os evangélicos podem manter creche, os católicos podem manter creches... por que não os umbandistas? Tais comentários partem de pessoas da mente doente, retrógradas e odientas. Pessoas que, em muitas vezes, usam uma Bíblia debaixo do "sovaco" e se dizem pessoas de Deus”, disse um dos internautas.

Em reação à movimentação, a Secretaria de Educação do município emitiu nota nesta quarta-feira (14/02) onde relatou a importância social e educacional da Creche Mãe Francisquinha, que ao longo dos anos vêm fazem um papel primoroso e responsável no dever de ensinar às jovens crianças de Campo Maior. Além disso, negou o boato do fechamento da creche, deixando claro que a unidade é referência em educação infantil no município.

Confira abaixo a nota da SEMED – Campo Maior:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nós que fazemos a SEMED primamos pela qualidade e eficiência no ensino de nossos munícipes e contamos com muitos parceiros nessa trajetória; vinculou-se uma nota sobre a especulação do possível fechamento de uma de nossas unidades de ensino, especificamente a Creche Mãe Francisquinha e gostaríamos de  indicar que são meras falácias, visto que a unidade em foco é considerada uma referência em educação infantil e vem apresentando resultados sempre muito positivos nos índices qualitativos e quantitativos; sabemos da importância de colocar em evidência informações que tragam a veracidade dos contextos que se apresentam e estamos sempre disponíveis a tirar quaisquer dúvidas que possam surgir relacionadas às nossas estruturas organizacionais de ensino e equipes de apoio da gestão! Acrescentamos ainda que em nenhum momento houve menção ao fato da escolha confessional da mesma, visto que a própria LDB prevê esta ação, e nós cumprimos a Lei, independente de religiosidade porque somos profissionais preocupados em profissionalizar a Educação!

Por Rafael Melo

Foto: SENAC - Campo Maior