Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:43

Com mudança de data, Festa da Melancia apresenta queda de produção

O evento agradou alguns, foi criticado por outros e mostrou queda no número de produtores

 

Neste final de semana, a tradicional Festa da Melancia, em Jatobá do Piauí, foi submetida ao seu primeiro teste depois que sofreu mudança na data de realização. O evento agradou alguns, foi criticado por outros e mostrou queda no número de famílias que apostam na plantação da melancia. 

O evento teve início na sexta (18) com Feira de Agricultura, Encontro de Sanfoneiros e abertura oficial. Já no sábado (19) foi a vez das competições esportivas, concursos para a escolha da maior melancia, da dança com a melancia na cabeça e Rainha da Festa da Melancia e o encerramento com os shows de Waldo e Felipe, Vicente Nery e Mara Pavanelly. 

Dentre os elogios encontrados está a própria mudança na data. Já as críticas se concentraram no atraso da programação, o grande intervalo entre a realização das provas e na troca das bandas. 

Queda no número de produtores
O município de Jatobá já chegou a contar com cerca de 400 produtores de melancia no período de inverno. Com a praga que atingiu a região, os produtores tiveram de se reinventar. A saída encontra foi mudar a época do plantio para o verão e o uso de irrigação. O alto custo do novo sistema de plantação reduziu o número de produtores para 120. 

O Secretário de Agricultura de Jatobá, Reginaldo Cantuário, afirma que os 120 produtores são responsáveis por uma média de 25 mil toneladas de melancia por hectare. “Estamos considerando uma produção recorde no período do verão. São 120 produtores. E temos uma média de 25 mil toneladas por hectare. 80% desses produtores já tiraram a melancia”. 

Reginaldo Cantuário, Secretário Municipal de Agriultura (Foto: Otávio Neto)

Segundo o município, durante os três meses que envolvem a plantação e a colheita são gerados entorno de 300 empregos diretos e indiretos e uma circulação de R$ 1 milhão no município. 

A mudança 
Criada em 2002, o evento sempre aconteceu nos meses de inverno, quando a produção da melancia estava em alta. A programação formada com atividades e competições que enaltecem o produto se tornou sucesso e atraiu os olhares da mídia nacional. A Festa chegou a contar com a participação da dançarina Andressa Soares, a Mulher Melancia, e mostrada no palco do programa Esquenta, da Rede Globo. 

Nos últimos anos, no entanto, a região sofreu com uma praga e os produtores passaram a apostar na plantação nos meses de inverno com um sistema de irrigação. Com a mudança de época da colheita, a organização alterou este ano o período da Festa da Melancia para o segundo semestre.