Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:54

Boa Hora tem 97% do FPM de janeiro retido pela Receita Federal

O sequestro de 529 mil pode deixar servidores sem pagamento em janeiro

 

O Fundo de Participação do Município (FPM) da cidade de Boa Hora, no mês de janeiro, foi sequestrado 97 % pela Receita Federal. Segundo a atual administração do prefeito Francieudo Canuto, o valor corresponde a repasses da previdência dos servidores municipais que a gestão passada deixou de efetuar.

 

Extratos bancários mostram a movimentação das parcelas do FPM no mês janeiro. Nos dias 10 e 20, Boa Hora recebeu 210 mil e 92 mil respectivamente. Todos os valores foram recolhidos pela Receita.

 

Na última segunda (30), a Receita Federal voltou a realizar descontos nas contas do município. Dos 238 mil liberados, 224 mil foram retidos. Ao total, o município recebeu 543 mil de FPM durante o mês, contudo, 529 mil foram sequestrados. O município terminou janeiro com 14 mil do repasse federal.

 

A secretária de finanças de Boa Hora, Gefesony Prudêncio, explica que a retenção dos valores ocorre devido a falta de repasse no mês de dezembro e do 13º salário. “O ex-prefeito pagou a folha de dezembro e o 13º, mas recolheu e não efetuou o repasse para a previdência. Neste mês, o descontou foi feito automaticamente”, diz Gefesony.

 

 

A secretária revela que os descontos comprometeu a folha de pagamento dos servidores. “Estamos fazendo um levantamento pra ver se conseguimos pagar pelo menos a folha da educação. A folha da administração está totalmente comprometida”, lamenta.

 

“Estamos tentando mostrar para a população que estamos pagando por dívidas passadas e cortando gastos. Esperamos que a partir de fevereiro ou março tentar ajustar as contas”, finaliza Gefesony.

 

O Em Foco tentou contado com o ex-prefeito Zé Rezende, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta. 

 

 

Repórter Otávio Neto