Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:43

Oscar Bandeira toma posse para segundo mantado em Sigefredo Pacheco. FOTOS!

Em clima de conquistas pelo município e de tensão pela eleição da mesa diretora da câmara de vereadores, prefeito Oscar Bandeira foi empossado para mais quatro anos

 

O prefeito reeleito de Sigefredo Pacheco, Oscar Bandeira da Silva (PP) e a vice-prefeita Maria da Conceição de Oliveira "Ceiça Sampaio" (PT) tomaram posse neste domingo (01/01). Oscar vai para o seu segundo mandato e Ceiça é a primeira vez como vice-prefeita. A solenidade começou pela manhã, com a celebração de uma missa na Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, seguida de um Culto em Ação de Graças na Igreja Assembleia de Deus.

 

Na parte da noite, a cerimônia continuou no Clube 8 de dezembro, com formação de mesa de honra, execução do hino nacional brasileiro; sessão solene de posse dos eleitos, comandada pelo vereador mais votado do município, Antonio Pereira de Oliveira Filho “Matueiro” (PP).

 

Os vereadores fizeram o “compromisso de posse” e em seguida aconteceu a eleição para escolha da mesa diretora da câmara municipal de vereadores para o biênio 2017-2018. A surpresa foi dois candidatos do bloco do prefeito Oscar Bandeira se juntar à oposição na disputa pela presidência: Douglas Pereira (PP) e Luzilene Rocha (PT). 

 

 

A princípio, apenas uma chapa concorreria, tento como presidente Matueiro; Professor Albertone (Rede) como vice-presidente; 1º secretário Dasdores Pereira (PTB); e 2º secretario Luzilene Rocha (PT). No final da tarde, porém, a oposição apresentou uma chapa, contando com o apoio dos dois vereadores que eram da base do prefeito. Douglas Pereira (PP) ficou como presidente; Teresinha Lindalva (PSDB) como vice; Professor Fabiano (PC do B) como 1º secretário, e Ardonis (PR) como 2º secretario. Luzilene que fazia parte da outra chapa acabou votando também em Douglas, que venceu po 5x4.

 

Douglas foi secretário de agricultura da gestão do prefeito empossado e Luzilene Rocha foi a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e seu esposo Neto Soares era o secretário de saúde. Ao Em Foco, a assessoria do prefeito disse que Neto continuaria no cargo na saúde e que o vereador Douglas seria secretário ou indicaria sua esposa como secretária na Agricultura. Neto Soares disse que sua mudança se deve a sentir-se desprestigiado. Douglas disse que foi eleito para ser vereador e não secretário. Um fonte disse ao Em Foco que ele nunca manifestou que seu interesse em ser presidente, muito menos em ficar no cargo de vereador, em vez do de secretário. "Bastava falar que o grupo teria dialogado" disse a fonte. 

 

 

Vereador Matueiro comandou sessão de posse dos novos vereadores e conduziu a eleição da mesa diretora da câmara de vereadores, com a chapa de oposição vencendo por 5x4. Douglas Pereira foi eleito presidente e assumiu os trabalhos da sessão solene.

 

Presidente da câmara de vereadores Douglas Pereira comandou o juramento de posse e assinaram o termo de posse do prefeito Oscar Bandeira e vice-prefeita Ceça Sampaio para o exercício 2017-2020. 

 

 

DISCURSOS

 

Depois de empossados prefeito, vice e vereadores, foi a vez dos discursos. Religiosos abriram as falas e lideranças políticas deram continuidade. Depois foi a vez dos vereadores empossados. O vereador Matueiro (PP) foi o mais aplaudido. Depois de discursos discretos, ele aumentou o tom e disse que perdeu a eleição da câmara, mas não perdeu a vergonha.

 

 

Segundo ele, nunca sua família vai se envergonhar por alguém dizer que ele se vendeu ou faltou com a palavrar. “O pior defeito do cidadão é a ingratidão e isso eu não sou. Aqui tem [pessoas ingratas, se referindo a alguém da mesa]. E não venham com discursos bonito por que a população conhece” disse ele, sendo mais uma vez muito aplaudido.

 

Matueiro perdeu a eleição da mesa diretora da câmara de vereadores depois que dois colegas eleitos no grupo: Douglas Pereira e Luzilene Rocha se aliaram à oposição.

 

O PREFEITO

A vice-prefeita Ceiça foi a penúltima a falar e agradeceu a Deus, a sua família e aos eleitores pela confiança. Disse que vai ajudar o prefeito Oscar Bandeira para que o município continue se desenvolvendo.

 

Vice-prefeita Ceiça Sampaio

 

O prefeito Oscar Bandeira fechou a solenidade e disse que vai fazer o melhor para a população de Sigefredo Pacheco. Agradeceu a todos que confiaram em seu projeto de governo e prometeu trabalhar e honrar seus eleitores. Disse que a prova de aprovação de sua gestão foi sua reeleição.

 

Disse que se comprometeu com eleitores que não acreditam em segundo mandato. “Vamos edificar aquilo que deixamos de fazer, respeitando cada cidadão, como fizemos com salário nas contas de todos os funcionários no final do ano, coisa que nunca havia acontecido no município. Fiz uma programação, um planejamento dentro do município e fui reconhecido por isso” disse Oscar.

 

Segundo o gestor, vai trabalhar para que o município se desenvolva, gere emprego para que todos melhorem a qualidade de vida e lembrou que este trabalho será feito com todos, inclusive a câmara de vereadores.

 

 

LISTA DE VEREDORES EMPOSSADOS
Matueiro (PP) 629
Professor Albertone (REDE) 607
Douglas Pereira (PP) 508
Das Dores (PTB) 444
Teresinha (PSDB) 426
Ardonis (PR) 420
Lusilene Rocha (PT) 409
Mazim    (PT) 322
Professor Fabiano (PC do B) 287

 

Fotos: Fábio Wellington

Equipe do Em Foco direto de Sigefredo Pacheco

Equipe da Redação direto de Sigefredo Pacheco