Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:20

Escola é arrombada em Jatobá do Piauí e cidade não tinha nenhum policial

Série de assaltos e arrombamentos vêm acontecendo com frequência, enquanto delegacia vive de postas fechadas e policiais aparecem pouco na cidade

 Delegacia vice quase sempre de portas fechadas e já foram vários assaltos e até assassinatos nunca esclarecidos

A Escola Municipal Francisco Luis, no Povoado Andrés na zona rural de Jatobá do Piauí foi arrombada no final de semana. Os criminosos levaram até os tachos de fazer a merenda. A notícia foi denunciada nesta quinta-feira nas redes sociais, com pedido de socorro ao secretário de segurança do estado Fábio Abreu. É que no dia do ocorrido não tinha nenhum policial na cidade.

 

A assessoria de imprensa da prefeitura de Jatobá confirmou que a escola realmente foi arrobada. “Já virou rotina em nosso município. A escola Anita Gaioso, na Comunidade Bem Posta, já foi arrombada duas vezes. Depósitos de revendas de botijão de gás já foram arrombados em cinco comunidades diferentes do nosso município. Três aposentados e uma vendedora ambulante já foram assaltados, um deles, duas vezes. Uma agente de saúde foi assaltada, e uma pessoa assassinada no município, a professora Adriana Tavares. Nenhum dos crimes solucionados” diz nota enviado ao Em Foco.

 

 

A prefeitura esclareceu ainda que o município cumpre a parceria estado-município e cedeu um imóvel alugado para o funcionamento do GPM e ainda um funcinário administrativo e zeladora, e custeava a logística dos policiais como almoço e janta. Esclareeu aidna que o secretário Fábio Abreu reivindicou que o município cedesse um terreno para a construção de uma delegacia. O terreno foi cedido ainda no ano passado, mas o município não recebeu mais resposta a respeito da obra.

 

Em agosto de 2015 o Em Foco acompanhou uma audiência pública na câmara de vereadores de Jatobá do Piauí. Políticos de todos os lados, associações e sociedade organizada pediram ajuda ao secretário Fabio Abreu. Em resposta, Fábio Abreu prometeu que até setembro daquele ano a cidade teria policiais permanentes durante toda a semana, uma delegacia, uma viatura nova, posto de expedição de Cédula de Identidade e estariam solucionados crimes de assassinatos ainda não esclarecidos, como um trabalhador na comunidade Santa Maria, ocorrido na divisa de Jatobá com Capitão de Campos; e o assassinato da professora Adriana Tavares, ocorrido na estrada dos Corredores, divisa de Jatobá com Campo Maior.

 

A assessoria da secretaria de segurança pública disse que existe um cronograma de execução de delegacias no estado e que Jatobá do Piauí vai entrar neste cronograma, mas não podia precisar o tempo. Sobre a falta de policias não foi informado. A reportagem também tentou falar com o próprio secretário, mas as ligações não foram atendidas.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com