Ser Mulher
Edna Gomes
ednagomes.as@hotmail.com
Você está aqui: Home / Ser Mulher - com Edna Gomes
Piauí terá 16 dias de combate a violência contra a mulher
Os dados relacionados a violência contra a mulher no Piauí são alarmantes. Somente este ano, sete mulheres foram vítimas de feminicídio somente na Capital e 18 casos em todo o Estado. Para discutir o tema, ações de Segurança Pública serão levadas para o interior no sentido de capacitar policiais civis, militares e bombeiros na investigação e tratamento da preservação do local de crime na perspectiva de gênero.
A campanha “Não deixar ninguém para trás – acabar com a violência contra mulheres e meninas” tem como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Em 16 dias, a caravana "Salve Maria" percorrerá as cidades de Campo Maior, Altos, Piripiri, Pedro II, União, Parnaíba e Esperantina.
"As atividades consistem em capacitar os profissionais da segurança pública e a rede de atendimento na prevenção e investigação de crimes contra mulheres na perspectiva de gênero. Policiais civis e militares serão capacitados para operar e monitorar o App Salve Maria e difundir o aplicativo para a comunidade", explica a delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
O período escolhido para a a campanha é bastante simbólico, uma vez que 25 de novembro, é declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos.
A Campanha
Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres -Center for Women’s Global Leadership - CWGL, iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Desde sua primeira edição, mais 160 países aderiram a iniciativa. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Fonte: Graciane Sousa / Cidade Verde
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
Número de feminicídios cresce em 50% em Teresina e cai no interior do Piauí em 2018
Segundo o levantamento divulgado, nove mulheres foram vítima de feminicídio em Teresina no ano de 2018, número 50% maior do que o registrado em 2017.
leia maisAlarmante os dados de casos de feminicídios no Piauí
Os feminicídios ocorridos em Teresina, apenas no primeiro semestre deste ano, já ultrapassaram em mais de 30% os casos registrados em todo o ano de 2017, segundo a Secretaria de Segurança do Piauí. Es
leia maisCampanha pretende alertar mulheres sobre assédio no Carnaval
As mulheres de Campo Maior podem contar com Campanha preventiva contra assédio no carnaval
leia maisAudiência Pública discute Violência contra as Mulheres
Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres desenvolve atividades pela Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
leia mais