Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:17

AMBIENTE DE TRABALHO RUIM?

Você tem duas opções, mudar de emprego ou mudar de atitude!

 

O local de trabalho é onde ficamos mais tempo que em nossa própria casa, passamos mais tempo ao lado de nossos colegas de trabalho, que ao lado de nossos familiares. Ou seja, vivemos mais tempo convivendo com “estranhos” que não escolhemos para viver, do que com os nossos que escolhemos e amamos. Algumas vezes, não raras, esses “estranhos” vão se tornando aos poucos, pessoas especiais, amigas, família, queridos. Quando isso ocorre, nosso ambiente de trabalho se torna agradável, prazeroso, saudável. Mas nem sempre é assim que acontece, muitas vezes as pessoas não se identificam e o ambiente vai ficando hostil, pesado, doentio. E o pior, vai adoecendo as pessoas.

 

Por aí se vê o quanto é importante cuidar de nosso ambiente de trabalho.

 

Pare um pouco e reflita, como é que você se sente hoje com relação ao seu ambiente?

 

Quando você acorda pela manhã e você lembra que vai iniciar um novo dia e que precisa sair para seu trabalho, o que você sente, alegria ou tristeza? Esse é um bom termômetro pra medir o grau de satisfação e prazer que você sente com relação ao seu local de trabalho. Se você fica feliz, parabéns! Você faz parte   de um grupo de pessoas que tem possibilidade de produzir mais e de viver melhor. Mas se ao contrário, você fica triste, com medo ou temeroso; cuidado, você é um forte candidato a desenvolver uma depressão, um stress, um problema cardíaco e outras doenças graves.

 

Aí você me pergunta, “Mas Ana Maria o que eu posso fazer? Eu preciso deste emprego para sobreviver!”

 

Eu lhe respondo: _ Você tem duas opções,  mudar de emprego ou mudar de atitude!

 

Quem faz o ambiente de trabalho somos nós com nossas atitudes diárias. E nós não somos obrigadas a gostar das pessoas que convivem conosco, nem em casa e nem no trabalho, mas somos obrigados a respeitar o seu modo de ser ou de pensar. Somos obrigados a suportar. Como diz a Bíblia, se você não consegue amar, pelo menos suporte os outros. Isso é o básico, medalha de bronze.

 

Medalha de ouro mesmo você merece quando consegue conquistar, amar e se fazer amar. E isso é possível, pode acreditar. A melhor forma de conquistar é com o amor, amor a si próprio em primeiro lugar, em seguida amor ao próximo. A Palavra diz: _ Amar ao próximo como a si mesmo. Mas se a gente não se ama, como consegue amar ao outro? E não é impossível, é só fazer ao outro o que gostaria que fizessem com você.

 

Diariamente e sutilmente, vá sendo gentil, oferecendo um sorriso, um gesto, um olhar, uma palavra, às vezes um silêncio de compreensão, de solidariedade...Pode ser difícil a principio, mas com o tempo e a prática, fica mais fácil.

 

Todas as pessoas difíceis para você,  são mais difíceis pra elas mesmas. Fazem  sofrer ao outro, porque são sofredoras, infelizes, mal amadas ou desamadas mesmo. Tudo o que elas precisam é de amor. Dificilmente uma pessoa amada é amarga. Da mesma forma dificilmente uma pessoa que usa a inteligência emocional vai se dar mal no emprego.

 

A Inteligência Emocional faz você se adaptar aos ambientes, sejam eles quais forem, e com o tempo,  a pessoa que usa sua Inteligência  Emocional faz o ambiente ir, aos poucos, se adaptando a ele.

 

Mas afinal o que é mesmo esta tal de inteligência Emocional? É o controle de suas emoções básicas, tais como raiva, tristeza, alegria e medo... E tudo isso pode ser aprendido. Não é maravilhoso?