Curta a nossa página
 
27/10 01h07 2015 Você está aqui: Home / Hábitos Saudáveis Janileusa Sousa campomaioremfoco@hotmail.com

Hábitos Saudáveis

Janileusa Sousa

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Hábitos Saudáveis - com Janileusa Sousa

Cuidados com a alimentação no período do B-R-O-BRÓ

As altas temperaturas em nosso Estado, neste período conhecido como B-R-O-BRÓ, requerem um maior cuidado com a alimentação, a fim de prevenir a desidratação, já que há grande perda de líquidos pela transpiração.

 

Sob circunstâncias normais, uma recomendação diária adequada para adultos é 2,0 a 2,5 litros, dependendo do tamanho corporal e da situação fisiológica do indivíduo.

 

Orienta-se o consumo de alimentos leves, digestivos, e ainda, refeições fracionadas de 3/3 hs de menores volumes para facilitar o bom funcionamento do organismo. Além disso, recomenda-se o consumo adequado de carboidratos (como pães e cereais em geral), proteínas (leite e derivados, carne, ovos), e pouca gordura, já que alimentos gordurosos além de serem mais calóricos, são de difícil digestão.

 

Beba pelo menos 8 copos de água diariamente, pois a ingestão de água favorece a absorção de nutrientes como as fibras, por exemplo, garantindo sua hidratação, além de facilitar o trabalho dos rins.

 

O consumo de alimentos com elevado teor de água também deve ser conciliado, tais como água de côco, chás, frutas, picolés de frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Frutas como melancia, laranja, melão, tangerina, abacaxi, além de verduras e legumes como tomate, alface, chuchu, beterraba, cenoura, abobrinha, tem elevado teor de água.

 

Cuidado com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos preferindo o azeite, limão e vinagre.

 

Evite o consumo exagerado de café, refrigerante e, bebidas alcoólicas, pois são bebidas diuréticas que o deixam mais propenso a desidratação. Caso você consuma bebidas à base de cafeína ou álcool, beba mais água para equilibrar o efeito desidratante.

 

Fique atento, escolha os melhores alimentos para ingerir neste período e seja criterioso com os locais compras, bem como com as condições de higiene e conservação dos mesmos, a fim de prevenir intoxicações alimentares e, outros problemas de saúde.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados