Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:51

Bezerro nasce com duas cabeças em fazenda do RS; animal morreu 6h depois de nascer

 Fonte: G1

Um bezerro nasceu com duas cabeças nessa terça-feira (14/08), em Ametista do Sul, na Região Norte do estado. O animal permaneceu vivo por seis a sete horas, mas não resistiu e morreu à tarde, segundo os donos.

O caso foi registrado na fazenda de Valmir Lopes. Ele cria poucos animais, um touro e sete vacas, apenas para o consumo da família. Na semana anterior, nasceu um bezerro saudável de uma cruza de uma de suas novilhas. Nesta semana, foi surpreendido com o nascimento do animal com a possível mutação genética. Segundo Adilson Lopes, filho do fazendeiro, a gestação da mãe, que foi com o mesmo touro, foi tranquila e não apresentava nenhum sinal de problemas:

"Com ela, está tudo normal", conta. "Ele acabou morrendo ontem (14) pela parte da tarde. Eu só tinha visto pela televisão", comenta.

O veterinário João Júnior, diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet-RS), casos como este são extremamente raros. Ele acredita que tenha havido uma mutação genética ou até uma cruza entre animais da mesma linhagem familiar.

Nesses casos, ele sugere a eutanásia, pois as chances de sobrevivência são poucas. Casos de cirurgia são ainda mais raros, devido às dificuldades e ao custo elevado.

"Como o bovino não é considerado pet, ou seja, tem como fim a produção, não é uma prática comum, pois não se sabe se não vai carregar essa mutação genética. Mas teria que fazer uma ressonância magnética para ver", explica. "É (uma cirurgia) rara em humanos e muito dificultosa. Na verterinária, somente por experimento, caso alguma universidade quisesse tentar", sugere.

O bezerro dos Lopes não teve esta chance. Morreu horas depois do nascimento e foi enterrado na mesma fazenda.

Da Redação

Mais de Brasil