Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:17

Coronel Cordeiro deixa 15º BPM e faz balanço da gestão: “As coisas evoluíram”

O Coronel fez um balanço de sua gestão, comentou sobre o efetivo de policiais no território dos carnaubais e revelou que desejava continuar no cargo.

 Foto: Otávio Neto / Em Foco

Após 10 meses a frente do comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, o Coronel Rui Cordeiro está deixando o cargo no próximo dia 20 de outubro. O anuncio partiu do Comando Geral da Polícia Militar do Estado que nomeou para o posto o Major Etevaldo Alves da Silva. 


Rui Cordeiro assumiu a administração da Polícia Militar na região dos carnaubais em duas oportunidades. Na primeira o Coronel ficou no cargo um ano e oito meses. No último dia 7 de janeiro o militar voltou a assumir o comando do 15º BPM, contabilizando um total de dois anos e seis meses.  


O Coronel Cordeiro recebeu o Em Foco na manhã desta quinta-feira (15/10) no Quartel Heróis do Jenipapo para uma entrevista exclusiva. Ele fez um balanço de sua gestão, comentou sobre o efetivo de policiais no território dos carnaubais e revelou que desejava continuar no cargo. 


Efetivo pequeno
O 15º Batalhão da Polícia Militar abrange 19 cidades da região. O efetivo pequeno de policiais nos municípios mais distantes dificulta o trabalho do comando ao mesmo tempo em que facilita a ação de criminosos. 


O Coronel Cordeiro concorda que o déficit é grande e que o efetivo deveria ser maior. Mas acredita que a chagada de mais 26 policiais para a região no próximo mês deve reduzir o número de crimes. 


“Dia 1º de novembro estaremos recebendo 26 policiais para toda essa nossa região que são 19 cidades. O déficit hoje é muito grande. Mas o governo não pode de uma hora para outra resolver essa questão. Em janeiro serão convocados mais homens para o curso e aos poucos vai resolvendo esse déficit”, disse. 


A cidade de Jatobá é citada pelo comandante como exemplo do efetivo pequeno. “Esse 26 policiais serão distribuídos na região. Tem cidades, como Jatobá, que só tem um policial. Cocal de Telha que só tem dois. A intensão é que se coloquem quatro homens em cada cidade”. 

 

Estupros em Castelo do Piauí
Entre os casos que chamaram a atenção do Piauí para a região de atuação do Batalhão está os estupros coletivos de Castelo do Piauí. O crime contra quatro adolescentes ganhou repercussão pela brutalidade e pela rápida ação da polícia na prisão dos acusados. 


O caso teve ainda surpresa na revelação do nome do policial Elias Júnior como tendo patrocinado casos de violências no município e tido atuação nos estupros das adolescentes. 

 

“A situação do Elias Junior segue em investigação. Tem um oficial da Polícia Militar que está fazendo a apuração. Depois dessa apuração vai para o Comando Geral, corregedoria e vai ser julgado pela justiça militar para saber se ele tem culpa ou não. Atualmente ele trabalha em Teresina”, explicou. 

 

Cordeiro negociando com manifestantes que clamavam por justiça na Delegacia de Campo Maior (Foto: Otávio Neto)

 

Após os casos de violência registrados em sequencia na cidade de Castelo, Cordeiro disse que mais policiais foram enviados para o município e houve a troca no comando do GPM. “Castelo do Piauí hoje está tranquila, mas deve receber mais policiais”, afirmou.


  
Balanço da gestão 

“Eu vi as coisas evoluir. Logo na primeira vez que eu estive aqui as coisas eram sucateadas, as viaturas tudo velhas, poucos policiais. Mas as coisas melhoraram tanto financeiramente como em estrutura. Atualmente o Batalhão tem seis viaturas todas novas, todas funcionando, motos grandes funcionando”, revelou Rui Cordeiro. 


“Eu estive a primeira vez um ano e oito meses, dessa segunda 10 meses. Pra mim já está bom. Não era meu interesse ter saído agora. Vou prestar meus serviços em Teresina, mas torcendo para que dê tudo certo em Campo Maior. Saio de cabeça esguida por que sei que prestei um bom serviço para Campo Maior", finalizou Cordeiro. 

 


 
Novo comandante

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Piauí dará posse ao novo comandante do 15º BPM na próxima terça (20), 08:00. A solenidade de posse do Major Etevaldo Alves da Silva acontece no Quartel Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a presença do comandante geral da PM, Carlos Algusto. 

 

Foto: Cidade Verde

Por Otávio Neto

Mais de Cidades