Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:56

Empresa suspende transporte eletivo em quase 30 municípios do Piauí

 Fonte: Encarando

A Associação Reabilitar, que gerencia o Sistema Estadual de Transporte Eletivo em 29 municípios, informou que irá paralisar, a partir da próxima segunda-feira, toda a frota que atende a região Entre Rios do Piauí. Segundo o comunicado da empresa, o ato ocorre devido a inconsistência no recebimento de recursos para a manutenção dos transportes e a irregularidade dos cartões de abastecimento de combustível.

A presidente do Conselho das Secretaria Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, explicou que essa é a segunda paralisação do ano e que o serviço é realizado em conjunto entre prefeituras municipais e governo do Estado. Ainda segundo a gestora, todas as prefeituras estão realizando o pagamento em dia, entretanto, o governo do Estado tem uma dívida referente há cinco meses com a empresa licitada.

“Essa é segunda paralisação do ano. O transporte eletivo é financiado pelo governo do Estado e pelos Municípios. Os municípios estão com pagamento em dia, mas o governo estadual está atrasado há cerca de cinco meses e, em virtude desse atraso, a empresa não tem condições de manter os ônibus funcionando e, por isso, essa paralisação irá acontecer. O mais grave é que os pacientes é quem serão penalizados, já que eles não tem outro meio para se deslocar e fazer seus tratamentos”,

Os municípios que terão os serviços paralisados são Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical, Barro Duro, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí e União.

No comunicado a empresa informa que os serviço deverá permanecer paralisado, até que haja a regularização dos recursos.

O que é o Sistema de Transporte Eletivo

No Sistema de Transporte Eletivo, os usuários do SUS, através de um agendamento, podem ter acesso a consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidade.

Os pacientes saem da sua cidade para realizar tratamento em Teresina. O trabalho é realizado através de uma parceria entre o Governo do Piauí e os Municípios.

José Sérgio

Mais de Geral