Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:20

Embrapa realiza oficina da Agricultura Familiar‏ na Região dos Carnaubais

Município é piloto no estudo que visa melhorar a produção e promoção da inovação agroecológica nos territórios da região Meio-Norte

 Prefeito Dalberto Rocha abre os trabalho da Oficina, realizada na zona rural do Município

A Embrapa Meio-Norte e prefeitura de Jatob do Piau realizaram no ltimo sbado (03/10) a Oficina Diagnstico da Agricultura Familiar, na comunidade Tamarindo, tendo como pblico alvo os plantadores de melancia do municpio.

A oficina mais uma etapa do diagnstico participativo previsto para o projeto O Dilogo entre saberes promoo da inovao agroecolgica nos territrios da regio Meio-Norte, conduzido pela Embrapa Meio-Norte, com recursos do CNpQ. O projeto, que teve incio em janeiro 2015 e ser realizado at dezembro de 2016, e tem como objetivo constituir o Ncleo de Estudos em Agroecologia da Embrapa Meio-Norte e busca solues paraa realidade local na plantao da melancia, que j vem sendo desenvolvido desde o ano passado. A fase agora decapacitar atores sociais para dar continuidade ao trabalho iniciado; levantar demandas, problemas e refletir sobre a realidade da produo familiar no municpio.

Durante o evento, que ocorreceu na sede da Associao de Pequenos Produtores de Melancia de Jatob do Piau, entre outras atividades, ocorrereu apresentao da equipe, formao de grupos de interesse relacionados aos sistemas de produo, pactuao de resultados.

Como etapa anterior do projeto, ocorreu uma oficina para sensibilizao de agricultores para a importncia de realizarem a transio agroecolgica nos sistemas de produo em que atuam. Nesta primeira oficina formou-se o Comit Local de Inovao Agroecolgica e foi definido como seria realizado o diagnstico, a etapa atual do trabalho.

OUTROS MUNICPIOS

O projeto est sendo desenvolvido em 16 municpios do territrio. Jatob do Piau foi escolhido como municpio piloto. Participam das aes duas associaes, uma com 70 agricultores (Comunidade Tamarindo) e outra com 26 (Comunidade Baixa do Ferro), todos com experincia no cultivo de melancia.

Para a realizao do diagnstico, necessrio para as etapas seguintes do projeto, foirealizada esta oficina, entrevista comos agricultores e ao final, ocorrereua avaliao agroecolgica dos sistemas de produo locail e devoluo do diagnstico aos parceiros do projeto para realizar o planejamento participativo e elaborao do plano de trabalho que envolver instituies locais, como prefeitura, Emater, Sindicato e Associaes.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades