Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:31

TJ inaugura novo fórum de Campo Maior que custou mais de R$ 5 milhões

 

Exatos R$ 5.446,073,053 milhões de reais, esse foi o valor aplicado na construção do novo Fórum de Campo Maior inaugurado em solenidade bastante concorrida nesta terça-feira (18/12). O ato foi uma espécie de despedida do atual presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, que deixa o cargo em janeiro de 2019. Em seu lugar assumirá o desembargador Sebastião Martins.

O novo Fórum da Comarca de Campo Maior atende aos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com uma estrutura moderna, pronta para atender às demandas da sociedade.

A solenidade teve as presenças de desembargadores, juízes, advogados e autoridades políticas como o Governador Wellington Dias, o Prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, os deputados Aluísio Martins e Antônio Félix e o presidente da Fundespi, ex-prefeito Paulo Martins.

O presidente do TJ disse que a partir de agora cabe a Corregedoria e ao diretor do Fórum de Campo Maior, juiz Dr. Litelton Vieira, fazer a transferência do fórum antigo para o novo e colocar em funcionamento. “Fica a cargo da corregedoria transferir o acervo processual de lá pra cá e ao diretor do fórum estabelecer a data de funcionamento da nova sede. O que importa é que a sede está pronta, energia (ligada), com refrigeração e toda mobília. Tudo novo em ponto de funcionamento”, destacou.

Ele agradeceu a todos que colaboraram com a realização da obra e aos que prestigiaram a inauguração. “Que agradecer a Câmara que autorizou a doação do terreno, ao ex-prefeito Paulo Martins que foi quem primeiro me procurou para tratar da obra, ao Prefeito Professor Ribinha que fez o calçamento aqui das ruas, enfim, quero agradecer a todos os senhores que estiveram aqui presentes, agradecer a amabilidade”.

O ex-prefeito Paulo Martins disse que a obra “consolida um desejo da população e do judiciário, pois antes não tinha conforto nenhum no antigo fórum que não tinha espaço sequer pra colocar os processos”. Ele lembra que a ideia do novo fórum surgiu em um evento do Viva Campo Maior. “Estávamos lá e tratamos disso. Em sua posse como presidente do TJ, o Desembargador Erivan me chamou com a presença do Governador e assumiu o compromisso de fazer a construção”.

O Prefeito Professor Ribinha acredita que a obra do novo Fórum vai garantir que a sociedade como um todo seja beneficiada e frisou que sua gestão colaborou construindo pavimentação para melhoria da mobilidade da região. “Fizemos investimento em calçamento e os moradores do entorno foram contemplados. Na frente já temos asfalto e as outras ruas foram calçadas, e assim vai fluir melhor. Essa obra não vai beneficiar apenas os moradores e as pessoas que irão trabalhar aqui, mas todas as pessoas que precisaram utilizar o fórum”, disse.

O prédio tem 1.815,14m² de área construída e conta com 04 Varas Judiciais completas, com secretaria (sendo 01 disponível), sala assessores, sala audiência, recepção e gabinete para juiz.

O local tem também Tribunal do Júri, com auditório para 120 pessoas, sala do advogado, celas, cabine de som, sala testemunha, sala para Audiência de Custódia, sala de atendimento ao preso, sala multidisciplinar, banheiros públicos, sala de Oficiais de Justiça, sala de depoimento sem danos, sala para Defensoria Pública, OAB e Ministério Público.

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Cidades